Infelizmente, os bancos de patentes ainda não são tão explorados. Quando somos pesquisadores, estamos habituados a pesquisar apenas em livros e bancos de artigos científicos. Como resultado, acabamos perdendo muita informação que está contida somente nos documentos de patente.

Os documentos de patente, por exigência legal, devem ser escritos de forma clara e suficiente para que um técnico no assunto consiga reproduzir o produto ou processo a que aquele documento se refere.

Ou seja, só por ai já podemos supor a quantidade de informações detalhadas que um documento de patentes possui.

Fórmulas, desenhos, exemplos de aplicação da tecnologia, vantagens que aquela proposta possui em relação ao que já existe. Ou seja, informações que renderiam diversas outras pesquisas.

Você conhece bancos de patentes?

Os bancos de patentes são plataformas que armazenam milhares de documentos de patente de todo o mundo.

Muitos países possuem seu próprio banco de patentes. É o caso do Brasil, que tem o banco de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI. Lá é possível consultar todos os pedidos de patente depositados no Brasil.

A funcionalidade de um banco de patentes é bem semelhante a de um banco de artigos científicos. Aliás, a forma de busca, inclusive, é a mesma, utilizando os operadores booleanos. Os famosos AND, NOT, OR.

No entanto, também existem os bancos de patentes mais amplos, que armazenam patentes de vários países. É o caso do Espacenet, um banco de patentes europeu mais que possui milhões de arquivos de patentes do mundo todo.

bancos de patentes
Fonte: Pixabay

O que você perde por não pesquisar em bancos de patentes?

Se você não pesquisa em bancos de patentes, você perde uma imensa quantidade de informações que só estão nos documentos de patente.

Em várias áreas técnicas, os documentos de patente possuem informações mais atualizadas do que em qualquer outro lugar. Isso porque um documento de patente deve, obrigatoriamente, possuir a descrição e detalhamento de um produto ou um processo.

De acordo com a WIPO (World Intellectual Property Office), existem mais de 120 milhões de documentos de patente publicados no mundo todo. Assim, cerca de dois terços das informações técnicas reveladas nesses documentos não estão disponíveis em nenhum outro lugar.

Considerando essas informações, se todas as vezes que um pesquisador fosse iniciar uma nova pesquisa ele fizesse uma busca em banco de patentes, todas as pesquisas seriam novas. Ou seja, não se criaria mais do mesmo.

Fora o alto investimento em P&D que é perdido por falta do uso das informações contidas em documentos de patente.

Sem uma busca em banco de patentes, a taxa de retrabalho continuará a crescer.

bancos de patentes

Qual o impacto para a empresa?

Para a grande maioria das empresas, a busca e banco de patente é algo desconhecido.

Quando falamos das oportunidades que uma empresa pode visualizar ao fazer uma boa busca em banco de patentes, você pode não acreditar. Mas isso é real, vou te explicar porquê.

Dá uma olhada nessa lista que montei com as possibilidades que uma empresa pode encontrar ao fazer uma busca em banco de patentes:

  • Possibilidade de atuação no mercado sem precisar licenciar uma tecnologia;
  • Análise de tecnologias para licenciamento;
  • Monitoramento do desenvolvimento tecnológico dos concorrentes;
  • Identificação de grupos de pesquisa da sua área de interesse;
  • Prospecção de possíveis parcerias;
  • Uso de informações de patentes para o desenvolvimento de novas tecnologias;
  • Acompanhamento das tendências de mercado;
  • Tomada de decisão sobre investimento em outras empresas com base em seu portfólio de patentes;
  • Identificar inventores que podem ser contratados pela empresa.
bancos de patentes
Fonte: Pixabay

E não para por ai! Para atingir os objetivos específicos da empresa, pode-se fazer uma busca mais direcionada.

Então se você olhou a lista e ainda não encontrou como a busca em banco de patentes pode te ajudar, não se preocupe.

Durante o seu planejamento interno, por exemplo, você pode acabar identificando algum objetivo que a busca em banco de patentes pode te ajudar a alcançar.

Se destacando no mercado

Como falei no inicio do texto, hoje pouca gente usa os bancos de patentes. Muitos ainda não conhecem, ou conhecem mas não sabem usar, ou até sabem usar mas, por não conhecer os benefícios, deixam de lado.

Mas com todas essas informações que eu te passei aqui, agora você já sabe tudo o que é possível fazer com um banco de patentes.

Agora, que poucas pessoas ainda usam essa ferramenta, é a hora de você se destacar no mercado. Se antecipe à concorrência conhecendo as tendências da sua área. Faça parcerias que vão te possibilitar colocar novas tecnologias no seu portfólio.

Além disso, você pode também encontrar, por meio da busca em banco de patentes, grupos de pesquisa da sua área de interesse. Isso pode resultar em uma cooperação com uma universidade e, por fim, numa transferência de tecnologia.

De fato, toda essa antecipação de tendências, parcerias certeiras e investimento correto em produtos inovadores vai acabar fortalecendo sua marca e valorizando sua empresa. Viu como esse ciclo se fecha?

Portanto, agora que você já sabe que a busca em bancos de patentes só vai te trazer benefícios, que tal começar a se aventurar nelas?

Quer algumas dicas sobre como fazer busca em banco de patentes com qualidade? Dá uma olhada aqui no blog que temos essas e várias outras dicas legais para fortalecer o seu negócio.

bancos de patentes