Domínio disponível e registro de marca são coisas distintas.

Muitos aspectos são abrangidos quando inicia-se uma startup. Na parte burocrática são etapas que vão desde CNPJ, conta jurídica, nota fiscal, processos, prospecção até a criação da identidade visual.

Tudo isso inclui uma série de ações, inclusive, redes sociais, sites, domínio, embalagens, cartões de visita… ufa! É cansativo só de pensar, né? Eu sei, mas se organizar tudo, fica mais fácil.

Nesse começo turbulento sempre surge aquela questão: ahhh o domínio da minha empresa está disponível, sinal que não tem mais ninguém no mercado com esse nome, então tá tranquilo. Certo? Errado!

Toda marca no Brasil, para ser registrada, precisa passar pelo crivo do INPI. Qualquer empresa pode solicitar o registro de marca INPI ou contar com consultorias especializadas nesse trâmite. Já a questão do domínio disponível nada mais é que um endereço de site apto a receber o nome da sua empresa.

Um parênteses que preciso ressaltar é registro de marca e patente de marca. Patente de marca não existe, o termo correto é registro de marca. Patente e marca são coisas diferentes e são frequentemente confundidas por empreendedores, mas isso é assunto pra outro post por aqui.

Mas Tatiana, quando devo registrar minha marca?

O registro de uma marca é importante para proteger a empresa. Vamos fazer a pergunta inversa. Imagine você que tem uma empresa, com material gráfico, site e embalagem e tudo organizado com o nome que você escolheu.

E, de repente, você recebe uma cartinha dizendo que a marca que você usa há anos pertence a outra empresa. Todo o trabalho de branding, de divulgação da sua marca, as etapas de consolidação do nome durante todos esses anos deverão ser refeitos.

Esse é um ponto muito importante, pois é o detentor da marca aquele que tem o registro no INPI, então não importa se você usa a marca há 30 anos, se outra pessoa registrou essa marca como sendo dela no ano passado, o direito sobre o uso pertence a ela. Então, ressaltamos que deve ser dado ao registro, a mesma importância que damos a construção da imagem da empresa no mercado.

marca

Como registrar a marca?

Todo o processo necessário para conseguir o registro de marca pode ser realizado por qualquer pessoa, inclusive no site do INPI existem manuais que auxiliam nesse processo. Porém você deve estar se perguntando: mas se lá tem os manuais, porque eu preciso de uma consultoria então?

No caso da Vlinder, é para deixar você cuidar do seu negócio e a gente dos trâmites burocráticos, assim você não terá mais uma ação a se preocupar.

Hoje em dia, não existe um prazo definido para o deferimento ou não do pedido, mas tem levado em média de 1 a 2 anos. Durante todo esse tempo, e é necessário realizar o acompanhamento do processo.

Após o deferimento do processo, a marca é concedida por um período de 10 anos e a cada decênio precisa ser renovada, portanto não é uma concessão vitalícia.