Você sabia que é possível organizar uma trilha de inovação para trabalhar cultura interna?
Trabalhar a cultura da inovação dentro das empresas é fundamental para mantê-las competitivas no mercado. Para isso, um dos caminhos é pensar em uma jornada que estimule o time.
Essa jornada envolve os colaboradores numa imersão sobre o tema da inovação. Além disso, em dinâmicas de atuação.
Antes de tudo, é necessário lembrar que a cultura da inovação envolve comprometimento. Ou seja: é preciso engajar o time e envolver. O que requer prioridade.
Quer entender mais como trabalhar essa trilha para estimular a cultura de inovação? Continue comigo no artigo de hoje.
Mas o que é uma trilha de inovação?
Um grande passo para atuar com um sistema de gestão da inovação é trabalhar a cultura para inovação. Isso porque inovação envolve pessoas. Dessa forma, toda empresa que quer se posicionar como inovadora precisa trabalhar a cultura com seus colaboradores.
Porém, o tema “inovação” está tão banalizado que encontramos muitas informações errôneas por aí. Muita gente diz que sabe. Enquanto tem gente que nunca nem ouviu falar. E assim vamos.
Por isso, um ponto muito importante é trabalhar o conhecimento.
Ou seja: é importante tratar temas e ações para que os colaboradores iniciem um processo de vivência para as atividades de inovação. Dessa maneira, a trilha de inovação pode ser uma boa alternativa
Isso significa criar um planejamento de conhecimentos. O que é muito importante para a inserção da cultura dentro da empresa.
Por onde começar
Primeiramente, é necessário lembrar que uma trilha de inovação não tem um passo a passo. Ela é composta por conteúdos organizados a partir do perfil de cada negócio.
Até porque, inovação não é uma receita de bolo. Sendo assim, tenha em mente que as particularidades são fundamentais na hora de montar o que você precisa para construir o conhecimento para a inovação.
Mas, vou dar alguns exemplos de temas que podemos trabalhar nas trilhas:
- Desing thinking
- O que é inovação
- Gestão da inovação
- Funil de inovação
- Propriedade intelectual
- Startups
- Entre outras
Além disso, também é preciso entender que a inovação dentro de uma empresa começa pela liderança. Até porque, estimular a cultura da inovação dentro do meio empresarial significa motivar a equipe, orientar os colaboradores e promover ações efetivas.
Trabalhar a trilha de inovação é falar de mudança de mentalidade
Quando falamos de cultura da inovação, trabalhamos também a mudança de mentalidade (ou de mindset, como costuma-se chamar). Ou seja: não fazer mais do mesmo.
Para isso acontecer, é necessário enxergar as coisas de maneira diferente. Dessa forma, é preciso adquirir novos conhecimentos, de maneira mais profunda e organizada. E é a trilha de inovação, por exemplo, que pode atuar nesse momento.
Mas, seguir no mesmo caminho e fazer mais do mesmo significa ser menos competitivo. Dessa maneira, pensar e criar uma trilha de inovação pode permitir que os colaboradores enxerguem sua própria realidade de outra forma. O que é muito importante para a cultura da inovação.
Não tenha medo de começar
É comum ouvirmos de empresas que nunca inovaram que elas estão com medo de começar. Isso porque inovação significa mudanças.
Dessa maneira, montar uma trilha de inovação pode ajudar muito. Iniciando pelos conhecimentos necessários para as atividades de inovação.
Além disso, existem outras formas de estimular a cultura da inovação dentro de uma empresa. Por exemplo: sempre que possível, tirar o time da rotina, estimular ações de criatividade e proporcionar novas experiências.
Imersões em outros ambientes também ajudam (e muito) nesse processo.
E lembre-se: não mudamos a cultura da noite para o dia. Esse é um trabalho lento, mas com resultados significativos.