A estratégia de inovação aberta pode gerar algumas dúvidas. E uma delas vem da confusão que se faz entre o aberto e o público. O processo de inovação aberta é público? É algo que fica disponível para quem quiser acessar? 

A resposta é um grande NÃO. Inovação aberta não tem relação com processo público. Ela é uma iniciativa privada, que pode acontecer com uma instituição pública. Assim, quem vai decidir o nível de exposição do processo são os envolvidos.

Entendendo a estratégia de inovação

Para entender inovação aberta, vamos falar antes sobre inovação fechada. Nela, a diretoria ou área de pesquisa da empresa resolve fazer determinado produto ou serviço. Por exemplo, a diretoria decide desenvolver uma nova caneta. Ela desenvolve com seu time e coloca no mercado.  

Assim é a inovação fechada. Ou seja, onde decisão e desenvolvimento acontecem na empresa.  

Na inovação aberta, você não tem o produto/serviço que vai desenvolver. Você tem o problema. Por exemplo, a empresa precisa de um instrumento que ajude a escrever em papel. 

Vai ser uma caneta? Será um lápis? Um giz? A empresa busca a solução fora do seu P&D. Ela deixa aberto seu problema. Levando ele para pessoas que possam colaborar. Como startups, pesquisadores, inventores, clientes, colaboradores ou fornecedores.

Vou me expor para os concorrentes?

Antes de tudo, claro que o time de inovação não vai expor publicamente um problema estratégico da empresa. Existem várias formas de “se expor”, sem se comprometer. Você pode criar problemas genéricos. E realizar chamadas públicas para atrair soluções.

Por exemplo, quero melhorar a comunicação com meu cliente. Ou ainda, quero aprimorar minha logística. Ou seja, colocar algo relacionado ao tema, mas que não comprometa a organização. 

Além disso, você também pode fazer uma prospecção de pesquisas que possam resolver seu problema. E ao contatar os pesquisadores, ter termos de confidencialidade para explorar a solução.

Portanto, a ideia de que inovação aberta expõe a empresa é totalmente errada. 

Protegendo a inovação aberta

Além disso, o projeto de desenvolvimento de uma solução inovadora pode ocorrer em sigilo. Se assim for do desejo das partes envolvidas. E para garantir isso, basta que as partes definam em contrato. 

Outra possibilidade de garantia é a propriedade intelectual. Ou seja, seu projeto de desenvolvimento pode gerar uma patente. Ela é pública? Não. é possível sim, fazer projetos de inovação aberta que resultem em patentes.

Tudo depende de um bom planejamento! 

Assim como qualquer outra estratégia, a inovação aberta vai ter sucesso se for bem planejada. Por isso, separei algumas dicas e pontos de atenção: 

  • Organizar muito bem como funcionará cada projeto. Por exemplo, as etapas e entregas do desenvolvimento em conjunto; 
  • Esteja realmente preparado para o aberto no sentido de apresentar problemas e não focar em soluções;
  • Tenha os processos internos definidos. Gestão da inovação! Não abra uma ação de inovação aberta sem saber o que será feito depois;
  • Nem toda ação terá resultado positivo, saiba que pode dar errado também. 

Pense para além das startups

Muitas empresas quando pensam em inovação aberta, logo pensam em startups. E realmente se olharmos para o mercado vamos encontrar várias ações voltadas a isso. Programas de multinacionais que abrem os desafios e buscam startups para resolvê-los. Os eventos de inovação focados em startup. No entanto, inovação aberta não é só isso. 

Acima de tudo, a inovação aberta acontece quando a solução vem de fora da diretoria e do P&D. Ela pode vir dos seus fornecedores. Dos colaboradores. Ou acontecer em parcerias com universidades, além de outras instituições de pesquisa. 

Pensar na estratégia de inovação aberta olhando para startups é muito limitado. Inovação aberta é a nova forma de uma empresa inovar. É como criar uma grande rede, sistematizada e orientada para inovação. 

Por isso, ações isoladas são pouco efetivas. Quanto maior a rede, as conexões, os projetos mais eficiente tende a ser.  É preciso estar aberto a experimentar. Mas, é importante ter a base de gestão da inovação para que tudo dê certo.