Eu ouvi essa frase de uma pessoa que tenho muito respeito por sua trajetória profissional, Paulo Sendin.
Muitas empresas, hoje em dia, pensam na inovação e querem inovar. Já entenderam a importância que isso tem para a própria competitividade e para o futuro do negócio. Assim, buscam os passos para isso. Entretanto, é preciso entender que, para inovar, não há fórmula mágica.
E eu conversando com o Sendin sobre isso ele me disse:
“A única maneira de INOVAR, é INOVANDO. Errando e acertando. Se existe fórmula, não é mais Inovação. Caminante, no hay camino… El camino se hace al andar…”
E ele está mais que certo. O que existem são boas práticas e diretrizes criadas a partir delas. Entretanto, o que deu certo para uma empresa pode não dar certo para outra. Até porque cada negócio é um negócio. Existem clientes, produtos e serviços diferentes envolvidos.
Além disso, há culturas interna e externa que podem fazer toda a diferença na hora de montar um planejamento.
Sendo assim, se você quer começar a inovar, na minha avaliação, deve partir para a prática e criar um sistema de gestão da inovação.
O sistema de gestão da inovação é o primeiro passo para inovar
Em primeiro lugar, para montar um sistema de gestão da inovação na empresa, o ideal é procurar a ISO 56002. É ela quem vai dar as diretrizes de como montar esse planejamento. Dessa forma, ela pode ser utilizada para quaisquer organizações.
Assim, há 8 princípios que dão base para montar esse sistema:
- Liderança inovadora
- Envolvimento de cultura
- Gestão de riscos
- Abordagem sistêmica (fluxo contínuo)
- Realização de valor / resultados
- Administração estratégica
- Exploração de insights
- Adaptabilidade
Quero destacar que a liderança é fundamental nesse momento. É por isso que é o primeiro ponto da base. Ela deve priorizar todo o sistema.
A gestão da inovação em si
Após a montagem do sistema, está na hora de começar, de fato, a trabalhar. A gestão da inovação na prática deve ser feita em cima de objetivos bem formulados. Ou seja: é preciso que haja clareza na estratégia da empresa.
Assim, é necessário saber qual é o resultado desejado. E o ideal é pensar nisso de acordo com as partes interessadas nesse processo. Por exemplo: para o colaborador, o objetivo pode ser otimizar processos internos. Já o cliente pode ter como fim novas soluções.
Existem alguns passos que podem auxiliar nesse momento.
1. Defina o que é inovar para a sua empresa
Inovação é: “entidade nova ou alterada que realiza e distribui valor”, de acordo com a ISO 56000.
Ou seja: inovar é resultado. Por isso, a empresa precisa identificar o que ela entende como inovação para si.
No estilo visão, missão e valores. Inovar, para a sua empresa, é trabalhar com outras instituições? É criar novos produtos? Ou é aumentar os ganhos financeiros? É você quem decide.
2. Desenhar o contexto organizacional
É preciso, também, entender o local geográfico da empresa, o ambiente onde ela está inserida.. Inclusive se há instituições parceiras. Dessa forma, é necessário desenhar o ecossistema de inovação no qual a companhia está.
3. Estabelecer a estrutura
Montou um sistema de gestão da inovação? Pensou no objetivo? Definiu o que é inovar? Desenhou todo um contexto? Agora é hora de estabelecer o que você precisa. Desde recursos humanos até investimentos.
E atenção: não há inovação sem investimento! Empresas que começam a inovar sem isso podem tornar as atividades de inovação insustentáveis e em algum momento o projeto será abortado. Assim, o andamento e os resultados acabam sendo comprometidos.
Os erros fazem parte do processo de inovação
No momento de colocar em prática o processo de inovação, os erros podem existir. Mas isso é comum. Porque a única certeza que temos na inovação é que ela é incerta. Ou seja, vamos errar!
Aliás, os erros são até importantes para os testes, o aprendizado e o aperfeiçoamento. Seja do modelo de negócio ou da solução.
No final das contas, o caminho para inovar é o mais importante
Para inovar, é importante praticar e, claro, caminhar. Ou seja: é fundamental pensar e viver os processos. Até porque, assim como qualquer área dentro de uma empresa, a inovação precisa de processos bem desenhados e flexíveis. Portanto, é preciso organizar o caminho.
Um processo tem diversas atividades. Desde identificação de oportunidades até criação e validação de conceitos. E claro, cada empresa vai desenhar o seu próprio caminhar.
A ISO 56002 também trouxe alguns passos para auxiliar nesse momento, no que chamo de funil de inovação:
- 1 – Identificar oportunidades
- 2 – Desenhar conceitos
- 3 – Validar conceitos
- 4 – Desenvolver conceitos
- 5 – Implantar a solução inovadora.
É o processo do funil de inovação que proporciona que empresas gerem soluções inovadoras. Assim, se as atividades estão desorganizadas, parte do que foi realizado pode se perder.
Enfim, planejar, organizar, executar e mensurar. Com isso, teremos cada vez mais iniciativas inovadoras. Minimizaremos incertezas e gerenciaremos melhor o portfólio de inovação.