Eu ouvi essa frase de uma pessoa que tenho muito respeito por sua trajetória profissional, Paulo Sendin. 

Muitas empresas, hoje em dia, pensam na inovação e querem inovar. Já entenderam a importância que isso tem para a própria competitividade e para o futuro do negócio. Assim, buscam os passos para isso. Entretanto, é preciso entender que, para inovar, não há fórmula mágica. 

E eu conversando com o Sendin sobre isso ele me disse: 

“A única maneira de INOVAR, é INOVANDO. Errando e acertando. Se existe fórmula, não é mais Inovação. Caminante, no hay camino… El camino se hace al andar…”

E ele está mais que certo. O que existem são boas práticas e diretrizes criadas a partir delas. Entretanto, o que deu certo para uma empresa pode não dar certo para outra. Até porque cada negócio é um negócio. Existem clientes, produtos e serviços diferentes envolvidos. 

Além disso, há culturas interna e externa que podem fazer toda a diferença na hora de montar um planejamento. 

Sendo assim, se você quer começar a inovar, na minha avaliação, deve partir para a prática e criar um sistema de gestão da inovação. 

O sistema de gestão da inovação é o primeiro passo para inovar

Em primeiro lugar, para montar um sistema de gestão da inovação na empresa, o ideal é procurar a ISO 56002. É ela quem vai dar as diretrizes de como montar esse planejamento. Dessa forma, ela pode ser utilizada para quaisquer organizações.

Assim, há 8 princípios que dão base para montar esse sistema:

  1. Liderança inovadora
  2. Envolvimento de cultura
  3. Gestão de riscos
  4. Abordagem sistêmica (fluxo contínuo)
  5. Realização de valor / resultados
  6. Administração estratégica
  7. Exploração de insights
  8. Adaptabilidade

Quero destacar que a liderança é fundamental nesse momento. É por isso que é o primeiro ponto da base. Ela deve priorizar todo o sistema. 

A gestão da inovação em si

Após a montagem do sistema, está na hora de começar, de fato, a trabalhar. A gestão da inovação na prática deve ser feita em cima de objetivos bem formulados. Ou seja: é preciso que haja clareza na estratégia da empresa. 

Assim, é necessário saber qual é o resultado desejado. E o ideal é pensar nisso de acordo com as partes interessadas nesse processo. Por exemplo: para o colaborador, o objetivo pode ser otimizar processos internos. Já o cliente pode ter como fim novas soluções. 

Existem alguns passos que podem auxiliar nesse momento.

1. Defina o que é inovar para a sua empresa

Inovação é: “entidade nova ou alterada que realiza e distribui valor”, de acordo com a ISO 56000.

Ou seja: inovar é resultado. Por isso, a empresa precisa identificar o que ela entende como inovação para si. 

No estilo visão, missão e valores. Inovar, para a sua empresa, é trabalhar com outras instituições? É criar novos produtos? Ou é aumentar os ganhos financeiros? É você quem decide.

2. Desenhar o contexto organizacional

É preciso, também, entender o local geográfico da empresa, o ambiente onde ela está inserida.. Inclusive se há instituições parceiras. Dessa forma, é necessário desenhar o ecossistema de inovação no qual a companhia está. 

3. Estabelecer a estrutura

Montou um sistema de gestão da inovação? Pensou no objetivo? Definiu o que é inovar? Desenhou todo um contexto? Agora é hora de estabelecer o que você precisa. Desde recursos humanos até investimentos. 

E atenção: não há inovação sem investimento! Empresas que começam a inovar sem isso podem tornar as atividades de inovação insustentáveis e em algum momento o projeto será abortado. Assim, o andamento e os resultados acabam sendo comprometidos. 

Os erros fazem parte do processo de inovação

No momento de colocar em prática o processo de inovação, os erros podem existir. Mas isso é comum. Porque a única certeza que temos na inovação é que ela é incerta. Ou seja, vamos errar!

Aliás, os erros são até importantes para os testes, o aprendizado e o aperfeiçoamento. Seja do modelo de negócio ou da solução. 

No final das contas, o caminho para inovar é o mais importante

Para inovar, é importante praticar e, claro, caminhar. Ou seja: é fundamental pensar e viver os processos. Até porque, assim como qualquer área dentro de uma empresa, a inovação precisa de processos bem desenhados e flexíveis. Portanto, é preciso organizar o caminho. 

Um processo tem diversas atividades. Desde identificação de oportunidades até criação e validação de conceitos. E claro, cada empresa vai desenhar o seu próprio caminhar. 

A ISO 56002 também trouxe alguns passos para auxiliar nesse momento, no que chamo de funil de inovação: 

  • 1 – Identificar oportunidades
  • 2 – Desenhar conceitos
  • 3 – Validar conceitos
  • 4 – Desenvolver conceitos
  • 5 – Implantar a solução inovadora. 

É o processo do funil de inovação que proporciona que empresas gerem soluções inovadoras. Assim, se as atividades estão desorganizadas, parte do que foi realizado pode se perder. 

Enfim, planejar, organizar, executar e mensurar. Com isso, teremos cada vez mais iniciativas inovadoras. Minimizaremos incertezas e gerenciaremos melhor o portfólio de inovação.