Quando uma empresa conhece o mercado, ele tem mais chance de ter sucesso. Para fazer essa análise, uma das formas é realizar prospecção tecnológica em banco de patentes. 

Com isso, a empresa acaba tendo mais base quando o assunto é o que o concorrente faz ou deixa de fazer. Significa que a pesquisa pode fazer toda a diferença. 

A prospecção tecnológica não ajuda só a empresa visualizar como o mercado está agindo, mas também a entender onde há espaço para soluções inovadoras

Os autores Freeman e Soete, no livro A Economia da Inovação Industrial, dizem que as empresas que conseguem atuar na fronteira tecnológica possuem mais chances de inovar. 

Ou seja, isso permite o monitoramento de trajetórias e de informações tecnológicas que podem ajudar quando o assunto é inovação. O que pode mudar a vida de uma empresa. 

O resultado desse estudo pode ajudar a saber onde os concorrentes estão investindo. Além disso, pode resultar em um levantamento das tecnologias que a empresa pode utilizar para aumentar seu portfólio. 

Outra vantagem é que é possível encontrar grupos de pesquisa pelos quais a empresa tenha interesse.

Entretanto, infelizmente, esses bancos ainda não são tão explorados. Dessa maneira, perde-se muita informação que está contida somente nos documentos de patente.

Mas o que é prospecção tecnológica em banco de patentes? 

Fazer uma prospecção tecnológica é fazer uma busca por novas tecnologias e produtos. É o que ajuda a compreender o mercado e até mesmo a trajetória dos concorrentes. 

A prospecção é importante tanto para definir estratégias como para enxergar possibilidades de parcerias de inovação aberta.

Uma das maneiras de fazer essa prospecção é utilizando o banco de patentes. 

Os bancos de patentes são fontes importantes de informação tecnológica. Somente na Espacenet são mais de 120 milhões de documentos.

Para você entender melhor, um banco de patentes é a plataforma que serve como base para os pedidos e para patentes concedidas. Ele funciona de maneira parecida a um banco de artigos científicos. 

Bancos de patentes são bem semelhante a bancos de artigos científicos. Aliás, a forma de busca, inclusive, é a mesma. São utilizados os operadores booleanos. Os famosos AND, NOT, OR.

Algumas outras formas de realizar essa pesquisa são: 

  • Busca por palavra-chave;
  • Pesquisa por nome de inventores;
  • Análise de empresas;
  • Busca por classe de tecnologia;
  • Pesquisa por tempo, facilitando o entendimento da trajetória da empresa;

Para empresas que trabalham com pesquisa e desenvolvimento, por exemplo, a prospecção em bancos de patente é obrigatória.

Não é preciso reinventar a roda

Vamos supor que você e sua empresa querem melhorar um produto, mas ainda não sabem como. Fazendo a pesquisa em banco de patentes, podem encontrar tecnologias parecidas. Assim, é possível conseguir as melhorias necessárias. 

Isso significa que a análise de patentes de grandes empresas pode ajudar uma empresa a não reinventar a roda! Dessa maneira, dá para entender os concorrentes e analisar detalhes de produtos e processos. Muito menos trabalho e, inclusive, mais economias. 

Por meio de patentes, podemos enxergar e até destacar nossos diferenciais. Desta forma, é possível ampliar a capacidade de achar soluções e aprimorar processos e produtos.

Além disso, podemos utilizar o material como fonte de informação tecnológica para estudos e ideias futuras. 

Mas qual é a real vantagem disso? 

Eu posso te apresentar algumas. A primeira delas é ampliar a competitividade no mercado. Isso porque sua empresa terá conhecimentos que nem todas têm. 

A segunda é a possibilidade maior de inovação. Sabemos o quanto isso é um diferencial hoje em dia, principalmente quando o assunto é crescimento tecnológico e investimento.

Em terceiro lugar, sua empresa terá conhecimento de mercado. Isso é fundamental para a criação de novas estratégias. 

Em quais bancos de patentes eu devo prospectar?

Patentes são fontes muito importantes de informação. Elas possuem elementos que permitem entender o avanço da inovação e o cenário do mercado. Por isso, é necessário entender a patente como um objeto de análise. 

Mas, agora que você já entendeu a importância da prospecção tecnológica nos bancos de patentes, vamos falar sobre onde pesquisar. 

A maioria dos bancos de patente são gratuitos e abertos. Dessa forma, todo mundo pode acessar e fazer sua pesquisa gratuitamente.

O Brasil tem seu próprio banco de patentes. É o INPI, onde é possível buscar todos os pedidos e patentes concedidas por aqui. 

Mas, além do brasileiro, existem alguns outros bancos:

Analisar o mercado e os concorrentes por meio de prospecção tecnológica em banco de patentes é um grande diferencial. Além disso, te ajuda a economizar tempo e dinheiro. 

Essa atividade te permite estar atento às inovações, ao crescimento e às oportunidades. Afinal, ninguém precisa reinventar a roda, não é mesmo?

Portanto, agora que você já sabe a importância dessa busca em bancos de patentes, que tal começar a se aventurar nelas?

Esse artigo te ajudou? Quer algumas dicas sobre como fazer busca em banco de patentes com qualidade? Dá uma olhada aqui no blog que temos essas e várias outras dicas legais para fortalecer o seu negócio.