Neste artigo te explico os primeiros passos de como captar recursos para projetos

Buscar recursos para impulsionar a inovação é fundamental para empresas e empreendedores que desejam desenvolver projetos com potencial disruptivo. 

Neste artigo, exploro diversas estratégias e oportunidades disponíveis no Brasil para captar investimentos e incentivos financeiros para projetos inovadores.

Entendendo as modalidades de como captar recursos para projetos

Acima de tudo, é essencial compreender que o investimento em inovação vai além do capital financeiro.

Envolve também o compartilhamento do risco. Diversas modalidades de fomento estão disponíveis. Incluindo o financiamento, isenção fiscal, subvenção econômica e bônus tecnológico.

Financiamento público para inovação

Primeiramente, o financiamento é uma opção comum para empresas que buscam recursos para seus projetos inovadores. 

O BNDES oferece diversas linhas de crédito, como o BNDES MPME Inovadora e o BNDES Finem Inovação.

Além disso, a Finep, BRDE e a Fomento Paraná também disponibilizam linhas de crédito específicas. Entre elas, estão Inovacred e o Inovacred Expresso.

As linhas Inovacred são voltadas para startups e pequenas empresas. Cresol e Sicoob também são cooperativas que atuam com essas linhas. 

Isenção fiscal e subvenção econômica

A isenção fiscal é outra ferramenta importante para incentivar a inovação. Programas como a Lei de Informática reduzem impostos para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. 

Ainda há o incentivo fiscal, como a Lei do Bem e o ISS Tecnológico de Londrina, por exemplo. Estes trazem um benefício fiscal para investimentos em pesquisa e inovação. 

Já a subvenção econômica é um formato muito interessante para as startups, pois não é preciso devolver o dinheiro obtido. Como por exemplo, em um financiamento. Na subvenção, o Estado divide o risco tecnológico do projeto com a empresa.

No Paraná, a subvenção é operada por instituições públicas Exemplos são a Fundação Araucária e a Finep. Além disso, nesses casos sempre há um edital.

Também é importante considerar que na subvenção econômica, por lei, é sempre prevista uma contrapartida.

Portanto, essas instituições oferecem recursos não reembolsáveis para projetos inovadores. Ou seja, assumindo parte do risco do projeto. Assim, o recurso não precisa ser devolvido como num financiamento.

Há ainda editais do Senai Inovação e Sebrae com o Catalisa que também entram nessa modalidade. 

Bônus Tecnológico e outras oportunidades

O bônus tecnológico também é uma modalidade de incentivo que oferece recursos para projetos de inovação em parceria com empresas. 

Desta forma, programas como o Sebraetec que oferece subsídios e apoio técnico para micro e pequenas empresas desenvolverem seus projetos inovadores.

Como captar recursos: é a sua chance!

Em suma, a busca por recursos para inovação requer estratégia e conhecimento das oportunidades disponíveis.

É importante lembrar que estou falando nesse texto de fomento à inovação. Ou seja, os projetos devem ter o foco em inovação. 

Finalmente, há uma variedade de opções para empresas e empreendedores interessados em impulsionar a inovação no Brasil. E, para isso, existem linhas de financiamento até incentivos fiscais e programas de subvenção.