Ecossistemas de inovação são ambientes de determinada região. Eles atuam em prol das atividades dessa área. Mas, não se mantêm e nem se criam sozinhos. Assim, é necessário que haja incentivo para isso. 

Antes de falarmos sobre como incentivar os ecossistemas, vamos entender melhor o que eles são. 

Os ecossistemas de inovação

Como dito acima, esses ecossistemas são ambientes geográficos. Eles podem estar presentes em cidades, estados ou países. Possuem alguns atores que trabalham para incentivar e alimentar a inovação de diversas áreas. Por exemplo:

  • Universidades
  • Startups
  • Empresas 
  • Governo
  • Hubs de inovação
  • Incubadoras
  • Entre outros

Dessa maneira, estimulam um ambiente inovador e colaborativo. 

Um exemplo muito famoso é o Vale do Silício, nos Estados Unidos. Lá, estão presentes empresas como Google, Apple, LinkedIn, Netflix, Intel, Oracle e outras. 

Como incentivar ecossistemas de inovação?

Já entendemos melhor o que é um ecossistema de inovação. Então, podemos falar sobre o incentivo. 

Sabemos que a inovação é fundamental para que empresas se tornem cada vez mais competitivas. Além disso, é por meio dela que o mercado se renova e se mantém trazendo novas soluções. Assim, é necessário que haja ecossistemas de inovação fortalecidos e atuantes. 

Dessa forma, para incentivar esses ecossistemas, os atores precisam participar de iniciativas. 

Ou seja: é muito importante que empresas se proponham a ter uma inovação sistematizada. E elas precisam participar de iniciativas que o ecossistema de inovação promove. Justamente para sair da bolha do próprio negócio.

Dessa maneira, é possível trocar experiências e identificar potenciais parceiros. 

As iniciativas

Há uma série de iniciativas que um ecossistema promove. Desde eventos, até projetos em conjunto. Portanto, é preciso estar atento e participar. 

Aliás, é muito comum que grandes instituições públicas participem dos ecossistemas . Porém, as empresas privadas acabam focando muito em suas rotinas. Assim, não têm tempo para essas ações. O que acaba fazendo com que novas possibilidades nem sejam vistas.

É claro que não é necessário participar de tudo. Mas, elencar momentos importantes para começar é fundamental. E é interessante que essa participação parta dos times de inovação das empresas.

Os benefícios dos ecossistemas de inovação

Se você ainda não está convencido, eu vou te apresentar alguns benefícios.

É por meio desses ecossistemas que as possibilidades de troca de experiências e de boas práticas aparecem. Assim, isso faz com que as empresas e instituições cresçam em conjunto. Além disso, pode haver a melhoria de capacidades e habilidades dos colaboradores.

Outros benefícios, ainda, são: 

  • Reconhecimento e criação de parcerias.
  • Conhecimento de novos negócios e novos talentos.
  • Criação de uma vitrine de produtos, processos e serviços.
  • Maior possibilidade de capacitação.
  • Crescimento da competitividade das empresas e consequente aumento de lucro.

Empresas que estão próximas de ecossistemas têm mais chances de crescer

Os ecossistemas de inovação proporcionam o crescimento das empresas e instituições. Até porque, elas têm mais chances de inovar e se tornarem competitivas.

Dessa maneira, incentivar esses ambientes é fundamental. Tanto para criar mais conhecimento quanto para fomentar mais parcerias.

Ou seja: um local sem um ecossistema integrado e ativo tem pouca chance de promover a inovação.