Algumas empresas buscam pela inovação quando querem novos produtos. Outras olham para ela como uma forma de se manter competitiva. Têm também aquelas que desejam se tornar mais modernas. E claro, as que fazem porque é o que os outros estão fazendo. Antes de tudo, uma empresa que começa a inovar de forma estratégica tem muito mais chance de ter sucesso, se comparada aquela que faz de qualquer jeito (sim, algumas fazem dessa forma). Mas, independente do motivo que leve uma empresa a olhar para inovação. Ou independente de como ela vai construir esse processo, uma coisa é certa. Se não trouxer resultado, não é inovação.

Mas afinal, o que é inovação?

Inovação é resultado. Mas, ela é o resultado decorrente da introdução de uma novidade ou do aperfeiçoamento em um ambiente produtivo. Ou seja, ela pode acontecer pela criação de um novo produto, processo ou serviço dentro da empresa. Ou ainda, é possível inovar para a melhoria significativa de um produto, processo ou serviço que a empresa já tem. O conceito de inovação atrelado à novidade é mais simples de perceber. A criação de um novo produto ou serviço pode ser uma inovação. Ou quando a empresa implementa um novo processo interno, ela pode estar inovando. Tipo quando criaram o celular. Ou os processos da indústria 4.0, em empresas que ainda são 2.0.

Já o conceito de “melhorar significativamente” pode ficar confuso. Fazer uma atualização no seu produto não é inovar. Essa melhoria deve ser impactante. Por exemplo, o carro elétrico. Ele continua sendo um carro, então não é novo. Mas sua fonte de energia é uma mudança significativa. Se fosse apenas mudar a cor do carro. Ou mudar o tamanho do porta mala, não é inovação. Mas o motor sim, é inovação! 

E por que inovação é resultado?

Toda inovação está ligada a um resultado. Seja financeiro, de otimização de tempo ou de melhoria, que também impacta no financeiro. Então, é redundante você dizer que quer inovar para ter resultado.
Por exemplo, uma empresa pode desenvolver um produto que ela acha inovador. Porém, quando coloca no mercado, não tem retorno. Ou seja, não é a empresa ou quem desenvolve que vai atestar se aquele produto é inovação. É o mercado. É o resultado que ele vai trazer.

Seja um resultado de qualidade, de ganho ou de desempenho. O que precisa ser estabelecido para avaliar se algo é inovador é o que você espera como resultado. Assim, sabendo o que esperar, você pode mensurar se é ou não inovação. 

E como eu avalio se algo é inovador?

Você não avalia se algo é inovador. Mas sim, o potencial de inovação. Você vai analisar os possíveis resultados. E vai entender o processo de desenvolvimento e ver se tem novidades. Se tem caráter criativo. Você vai estudar o público. Inovação não é só risco. É, antes de tudo, planejamento.

Nem tudo que é criativo, é inovador!

Uma confusão muito comum é achar que toda invenção é uma inovação. Não é. A invenção é quase como um passo anterior. A invenção é o resultado do processo criativo. Ela é o esboço de um produto, serviço ou processo.

Por exemplo, se é um produto, o inventor pode ter elaborado o protótipo. Pode ter usado e atestado que funciona. Mas será que esse produto terá resultado no mercado? Será que outras pessoas vão comprar e usar? Se sim, é inovação. Se não, é invenção.

Atenção na hora de inovar!

Às vezes, a intenção da empresa é boa. Mas na prática, ela comete alguns erros básicos na hora de inovar.

  1. Não saber o que é inovação. Achar que qualquer solução nova é uma solução inovadora. Eu sempre digo, nem tudo que é novo, é inovador. Mas, tudo que é inovador, é novo.
  2. Além disso, não ter clareza do que quer com a inovação. Quer ampliar mercados? Se estabelecer como referência? Ou pretende ampliar o escopo de atuação com novas soluções? Precisamos ter o objetivo para o Sistema de Gestão da Inovação.
  3. Achar que inovar é fácil. Olhar para startups e cases de sucesso e pensar que vai desenvolver algo inovador em 6 meses. Inovação não é fácil e exige muito trabalho!
  4. Querer ter certeza sobre os projetos de inovação. Mais uma vez, inovação é risco! (Planejado, mas é).
  5. Ou não querer investir, mas querer inovar. Para inovar é preciso estrutura e ela vai desde recursos financeiros até uma equipe.

Então, relembrando: inovação é resultado. É, muitas vezes, um processo de tentativa e erro. Precisa de tempo de validação e desenvolvimento. Precisa de planejamento, investimento e estar disposto a arriscar. Então, se sua empresa quer ir por esse caminho, que resultado ela busca?