Muitas empresas estão atentas para a inovação e sabem que um dos grandes desafios está na cultura para inovação. Não, não é só olhar para o time e dizer: “precisamos mudar o mindset”!
Está muito além disso, envolve motivar a equipe, orientar e promover ações que sejam realmente efetivas. E como todo o processo, a cultura para inovação também deve ter início na liderança.
Inovação como estratégia da empresa
O início para a promoção da cultura inovadora se inicia com a estratégia. Onde a inovação é elemento do planejamento estratégico da empresa. Porque é na estratégia que se estabelece as prioridades.
Sim, já vi muito gestor falar: vamos inovar! E deixar a cargo de um único gerente todas as atividades de promoção da inovação. Portanto, sem recurso, sem estratégia, olhando para o tema quando dá tempo.
Agora, como falar em cultura inovadora se não há tempo para os assuntos de inovação? Se tudo é mais importante?
Ahhh, mas a inovação está lá no slide da empresa. Está na sala bonita que fizemos. Ou até mesmo nas redes sociais.
Mas, cultura para inovação envolve comprometimento. Isso porque será preciso engajar o time. Envolver a equipe para que possa pensar de forma a olhar a inovação. E isso, requer prioridade.
Inovar envolve reconhecimento da equipe
Toda pessoa em ambiente de trabalho espera ser reconhecida pelo o que faz. Aliás, se é reconhecida, trabalha com mais motivação.
Há muitas discussões sobre esse tema e não quero me aprofundar nisso. Mas a ideia é entender que as ações para a promoção da inovação devem envolver reconhecimento.
Todo mundo já tem sua rotina de trabalho. Se a inovação não é estratégia, na visão do colaborador, é mais trabalho. E se é mais trabalho, com o mesmo salário, melhor deixar de lado, não?
Por isso, o papel da liderança é importante. Porque para motivar a promoção de ações que podem gerar inovações, é preciso ter em mente algum tipo de recompensa.
Assim, pode ser financeira, promocional ou até mesmo de reconhecimento público.
Empresas inovadoras estimulam sua equipes. Não só exigem uma nova mentalidade. Mas, a partir de ações sistematizadas conseguem bonificar. Ah, e claro, não se trata apenas de dar um dinheiro para quem trouxe a boa ideia.
Mas, de fato, envolver o time na dinâmica. Há reconhecimento em diferentes aspectos. E é o líder que precisa dar esse passo.
Ser a pessoa de inspiração! Então, se pensarmos bem, esse posicionamento é o que se espera para todas as ações da empresa. Não só as de inovação.
Contudo, podemos dizer que para inovação ela é fundamental. Se não houver liderança, uma empresa pode até estar de portas abertas por um bom tempo.
Porém, se a premissa for pela busca da inovação, a cultura precisa ser estabelecida. Portanto, a liderança é fundamental.
Cultura para inovação envolve processos claros
Um outro olhar que precisamos ficar atentos é para a definição dos processos claros. A rotina para a promoção de soluções inovadoras não deve ser engessada. Pelo contrário!
Mas, é importante ter um norte e processos que ajudem a saber quais os caminhos. Por isso, a gestão da inovação é importante.
Imagine aquela empresa que todo dia tem algo muito diferente. Que todo o dia o líder diz um caminho diferente?
Equipe envolvida significa segurança. E é engraçado falar sobre isso quando estamos falando de inovação. Porque, na minha visão, inovação não é igual a loucura kkkk
Inovar significa olhar as mesmas coisas com perspectivas diferentes. Pensar em algo que faça a empresa crescer. Porém, envolve muito estudo. Entender o mercado, as possibilidades financeiras e o desejo do consumidor.
Pode ser lúdico e deve ser sério. Visionários não são loucos. Se tudo muda a cada momento, a equipe se sente insegura. E estamos falando de cultura para inovação.
Por isso, é preciso trazer segurança ao time. Processos podem ajudar. Vai por mim! Assim, você conseguirá fazer com a equipe olhe para o problema como uma oportunidade.
Inovação na rotina de trabalho
Empresas inovadoras conseguem incluir o olhar para a inovação na rotina de trabalho. O colaborador não vai pensar: não é tudo que faço, mais a inovação.
A cultura para a inovação não é algo a mais. É algo que faz parte. Por isso, para que seja estabelecida, as pessoas precisam se sentir parte.
Não é possível iniciar esse processo sem a liderança. Tem empresa que nasce com a cultura inovação, porque o líder já sabe que isso é importante.
Tem empresa que ainda não possui a cultura inovadora, mas quer fazer algo para mudar. Então, importante entender que um passo deve ser dado de cada vez.
Como estou reforçando aqui, a liderança estratégia é o primeiro deles. E assim, sucessivamente, será possível engajar e reconhecer. Para daí, mudar a mentalidade.
Não há discussão sobre o poder da criatividade no ser humano. O brasileiro, então, nem se fala! Juntar esses elementos com estudos e processos podem ajudar a empresa a inovar mais.
Afinal, cultura envolve, segundo o dicionário, um conjunto de hábitos sociais. Também envolve os conhecimentos adquiridos e é o líder que precisa iniciar esse processo. Só ele é capaz de fato de implementar uma cultura inovadora.
Você concorda ou acha que nossas lideranças ainda estão muito longe desse pensamento?