É muito comum encontrar empresas que entendem a Gestão da Inovação como algo paralelo à gestão “tradicional” e às estratégias de crescimento, o que é um erro que pode comprometer muito o desenvolvimento do negócio.
Quando falamos sobre Gestão da Inovação, estamos nos referindo a nada mais do que planejar, gerenciar e mensurar as atividades que uma empresa ou instituição possui para a promoção da inovação. Não de forma isolada, mas sim, fortalecendo e endossando as ações estratégicas. Empresas com gestão eficiente se organizam a partir da premissa de áreas estratégicas, que vão dar condições para o crescimento do negócio.
Da mesma forma devemos pensar a Gestão da Inovação. Quando a orientamos para essas áreas, podemos potencializar o crescimento da empresa, ou seja, é possível organizar as ações de promoção da inovação a partir do que já está definido como estratégico ao negócio. Assim, as ações para a promoção da inovação podem otimizar tempo, recursos e ter um resultado muito mais efetivo. Não é fazer ação para a promoção da inovação por fazer, sem foco, sem objetivo, é alinhar ao escopo e às necessidades reais do negócio.
Precisamos alinhar a gestão da inovação ao planejamento estratégico
Quando a Gestão da Inovação é realizada de forma eficiente, encontra-se maneiras mais eficazes de organizar a impulsionar o negócio. Nesse momento processos como identificação de oportunidades, definição de ações estratégicas, análise de mercado, organização de processos, mapeamento da concorrência, engajamento de talentos e equipe funcionam em sincronicidade, possibilitando o aumento da competitividade da empresa.
Desta forma a dica é: quanto pensar em atuar com atividades de inovação, devemos enxergar onde queremos chegar o que está definido no nosso planejamento. A partir disso podemos orientar banco de ideias, relacionamento com universidades, startups ou atividades internas. Pensar a inovação de forma alinhada, o que não significa engessada. Mas sim, ações que possam de fato para contribuir para o desenvolvimento da empresa.