O grande desafio para as companhias inovarem atualmente está no modo como organizam os fluxos de atuação, ou seja, em como elas dão conta da gestão da inovação.

Recentemente li em um livro sobre uma instituição que realizou diferentes iniciativas para a promoção da inovação, muito bem orientadas. Só que as atividades estavam descoladas da gestão e a maioria do que foi realizado se perdeu o longo do caminho. Na prática, não houve mensuração de resultados e a atividade com potencial inovador, não se concretizou.

Isso acontece porque a instituição ou a empresa já entendem o quão é importante promover ações sistêmicas em busca da inovação, seja com startups, institutos de pesquisa, internamente ou com clientes, em alguns casos, essa percepção é muito clara. Mas, ainda falta a gestão, falta criar os fluxos de atuação, ou seja, uma vez que eu crio uma demanda para uma ação inovadora, qual o próximo passo?

Definição de processos de gestão da inovação

O fluxo que vai seguir a ação com potencial de inovação, nada mais é do que o processo. Sim, o mesmo processo que usamos na área administrativa. Qual o caminho que essa ação vai percorrer, quais são os gates ou marcos que vão determinar se essa ação será abandonada ou se seguirá em frente?

A organização dos processos é uma parte da gestão da inovação e é fundamental para que se tenha resultado. Claro que não é o processo, por si que tratá o resultado, mas pensando no caso que li da instituição, acredito que se houvesse um fluxo, as atividades de promoção para a inovação não se perderia.

Organização dos recursos para inovação

Outro item que deve ser tratado quando se fala de gestão da inovação, é a mensuração de recursos, sejam eles econômicos ou financeiros. A instituição do exemplo não conseguiu dar continuidade a uma série de atividades, pois não tinha equipe para tocar as iniciativas.

Antes de qualquer projeto para a promoção da inovação, é preciso mensurar os recursos. As ideias podem ser maravilhosas, mas se não for bem dimensionado, algo que teria muito potencial, ficará no meio do caminho. A decisão sobre os recursos é da alta direção da instituição ou da companhia, que deverá entender se o investimento, a iniciativa para a promoção da inovação, trará os retornos necessários, sejam eles econômicos ou sociais.

Resultados das ações de inovação

A criação de indicadores estratégicos é algo de rotina em companhias que atuam com planejamento estratégico. Mesmo as startups possuem os KPIs que devem dar conta dos resultados. quando se fala em inovação, a premissa dos indicadores também deve estar presente.

Será essa premissa, ou seja, os próprios indicadores que vão demonstrar se houve ou não resultados e, assim, auxiliar o gestor na tomada de decisão. Desta forma, quando se pensa na iniciativa para a promoção da inovação, também é preciso pensar: qual indicador vai mensurar se a iniciativa trouxe resultados?

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Por tudo isso que a inovação deve ser pensada do ponto de vista de sua gestão interna. Não apenas inserir uma nova tecnologia, ou ainda uma grande melhoria. É preciso planejar, organizar, executar e mensurar. Sem isso, teremos mais exemplos de iniciativas para a promoção da inovação, que se perdem no tempo e não trazem o efetivo resultado.