Essa semana fui atender a uma empresa que estava interessada em inovar. De maneira bem simples eu disse: sim, é possível, basta colocar a inovação como um processo! E logo me responderam: Tatiana, você trata as coisas como tão simples!

Incluir a inovação como um processo não é algo simples, mas com certeza, é algo que as empresas mais tradicionais, infelizmente, não enxergam.

Elas querem inovar, sabem que é preciso. Mas, por vezes, não sabem como fazer. E nada melhor do que um velho truque de gestão para começar.

Como fazer o processo de inovação?

É preciso desenhar o processo da inovação, ou seja, o caminho que a empresa vai percorrer para inovar.

Esse processo pode ter etapas, fases ou gates que vão demarcar uma proposta diferente da outra. Fiz um desenho bem simples para exemplificar:

Processo de inovação

O caminho para a inovação começa na captação de ideias, que podem vir de diferentes fontes. Há uma série de ferramentas sobre isso.

E depois de captar a ideia?

Uma vez que a ideia é captada, é preciso selecionar aquilo que vale a pena seguir em frente ou não.

Para essa seleção é possível verificar o grau de esforço para a implementação de determinada inovação e fazer uma análise simples de custo benefício. Essa ideia vale o custo benefício? Se sim, podemos avançar mais um passo.

Se não, ela pode ser arquivada, mas não descartada. Talvez naquele momento ela não seja importante, mas posteriormente sim. Então, é sempre preciso voltar ao banco de ideias.

Saindo do sim, o próximo passo é partir para um Canvas e modelar o negócio. Assim será possível, identificar se aquela ideia tem potencial.

Claro, se a ideia for apenas de melhoria, é possível passar da fase de validação para a implementação. Agora, se a ideia for resultar em um novo produto, serviço ou projeto, eu recomendo o Canvas.

Uma vez finalizada a modelagem do negócio, parte-se para a etapa de desenvolvimento/teste/validação. Assim mesmo, tudo junto e misturado. Desenvolve uma parte da ideia, testa e valida.

Dessa forma, vai caminhando sucessivamente até que o produto, serviço ou projeto esteja pronto para o teste e validação da monetização.

Resumo dos passos

De maneira resumida, podemos entender que os passos que devemos seguir para fazer com que a inovação seja um processo são:

  • Desenhar o processo com etapas, fases ou gates
  • Começar com a captação de ideias
  • Selecionar o que vale a pena ou não
  • Modelar o negócio com a ajuda do Canvas
  • Fazer o desenvolvimento/teste/validação

Viu? Não é impossível! Basta organizar as ideias, criar as regras e processos e implementar o que podemos chamar de passo inicial da gestão da inovação. 

Claro que cada empresa vai fazer o seu mapeamento a partir das suas necessidades e especifidades. Mas o importante é deixar claro que, para inovar, é preciso dar o primeiro passo e montar o processo pode ser um deles.

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