Startups devem possuir por premissa uma solução com grande potencial de inovação, que garanta determinada escalabilidade. Mas, a fase em que a startup está é o que determina se a solução é apenas uma invenção ou uma inovação. Como saber? Primeiro, é preciso entender e compreender a diferença entre os dois.
Qual a diferença entre invenção e inovação?
A escola neoschumpeteriana fez a distinção da invenção e da inovação. A primeira é uma ideia, um modelo de produto, processo ou serviço que esteja esboçado. Mesmo que as invenções sejam patenteadas, elas por si não levam às inovações técnicas. Já a inovação é completada quando há uma transação comercial do produto ou serviço. Neste aspecto, as invenções são frequentes durante o processo inovativo, ou mesmo na difusão da inovação, mas só passam a ser inovações quando a transação econômica é concretizada.
No livro A Economia da Inovação Industrial, Chris Freeman e Luc Soete trazem:
Com efeito, de acordo com uma definição mais sucinta, as inovações envolvem a associação de uma ideia inventiva como um mercado potencial; assim, o que muda com o passar do tempo são os modos pelos quais esta associação é alcançada, bem como o ambiente nacional (e internacional) em que ela ocorre.
A invenção implica uma mudança tecnológica que afeta o processo produtivo e a inovação acontece quando a mudança passa a ser a realidade produtiva. Assim, quando uma empresa incorpora uma invenção à produção, ela está inovando. Theotônio dos Santos, no livro Revolução Científico-Técnica: capitalismo contemporâneo , explica:
Enquanto que a invenção é um produto essencialmente intelectual, a inovação já é um fenômeno econômico que depende estritamente da sua organização
Nesta perspectiva, o processo inovador não é aleatório, como num primeiro momento pode transparecer, ele é complexo e está relacionado ao progresso científico e tecnológico, bem como às mudanças de mercado.
O papel das startups na inovação
Assim, uma startup só possui um produto inovador se este está no mercado, sendo monetizado, ou seja quando a startup inicia com os primeiros clientes. Até lá, a startup possui uma invenção. Ainda a ser validada e testada no mercado.
Esse entendimento é fundamental para a startup, tanto para ela se posicionar na sua fase de atuação, bem como entender qual o perfil em que se encontra e buscar os pontos positivos e negativos dessa fase.
Quando falamos em inovação temos que ter em mente um processo econômico e a aplicação de um produto, serviço ou solução no mercado.