Quem já montou uma startup do zero sabe o quão desafiador é o processo como um todo, desde a ideia até a execução e o crescimento. Cada fase exige dos sócios e empreendedores uma energia e dedicação exclusiva ao negócio. Assim, é aí que muita gente já fica pelo caminho por conta da convicção de que é possível fazer muitas coisas ao mesmo tempo, inclusive empreender.
Todo esse processo de modelo de estruturação de uma startup também pode ser aplicado em uma empresa tradicional. Ou seja, aquelas que já estão ativas, competindo no mercado, empregando pessoas e rodando dinheiro. A Vlinder acredita nesse modelo de startups e possibilita que empresas de economia real experimentem essa nova perspectiva.
Exemplos de atuação
No post de hoje, vamos falar da NODE Comunicação, uma empresa que está com conosco há pouco mais de um ano. Nesse período, saiu do zero e cresceu em faturamento e em número de clientes. Além disso, contratou colaboradores e saiu do home office.
É quase que impossível descrever aqui cada processo que realizamos juntas para que elas atingissem o patamar em que estão agora, até porque não há uma regra exata aplicável em qualquer empresa, não há uma “receita de bolo”, cada caso é um caso.
Como é possível uma empresa tradicional implementar ações e processos de startup?
O modelo que a Vlinder desenvolveu para startups, segue a premissa do Modelo de Startup Enxuta do Eric Ries. Desta maneira, fizemos adaptações para as especificidades locais. Basicamente partimos da Modelagem de Negócio pelo Canvas, o MVP, validação e aprendizado. Uma vez testado e validado, passamos para as estratégias de marketing, precificação e análise de mercado.
Numa outra perspectiva, atuamos nos desafios pontuais dos empreendedores, considerando o atendimento ao cliente. Assim, analisamos o que é preciso fazer para avançar. E sempre vamos mentorando sobre as dificuldades encontradas ao longo do caminho.
Visão do Cliente – NODE COMUNICAÇÃO
Convidei uma das sócias da Node Comunicação para contar como está sendo a consultoria da Vlinder para o crescimento da empresa.
“Na verdade, não foi só a NODE que cresceu nesse último ano, com certeza eu e a Mariana também evoluímos muito na forma de nos posicionar no mercado, na forma de trabalhar e entregar nosso produto, desenvolvemos um senso de empresa que não tínhamos antes e começamos a pensar no crescimento do nosso negócio… tudo isso contou muito para que em um ano saíssemos de três para 24 clientes.
O processo de consultoria com a Vlinder nos permitiu estruturar a empresa desde o início com o Canvas, onde determinamos nossos serviços, como iriamos trabalhar, onde encontrar nosso cliente ideal, aprendemos a prospectar e onde prospectar, como precificar e nos posicionar no mercado e por aí vai.
As duas profissionais que queriam trabalhar juntas com o que amam se tornaram empreendedoras com o pé no chão e extremamente realizadas.
Nós erramos e acertamos muito nesse começo de vida da NODE, mas com certeza o maior acerto foi ter trazido a Vlinder para ser nossa consultora, parceira e quase que psicóloga nesse processo. Faltam palavras para agradecer! Obrigada, Vlinder!”
Natalia Malvezzi – Sócia da NODE Comunicação
[…] qualquer negócio, em diferentes áreas, ou mesmo ideias de novas soluções ou produtos para quem já tem um negócio. Por isso, sabendo que eu preciso validar ideias, agora vou ao […]