O serviço tecnológico é uma ação de transferência de tecnologia. E ele é feito por universidades ou por institutos de pesquisa para empresas.
O assunto parece difícil, mas nesse artigo eu vou te explicar. Vem comigo!
A transferência de tecnologia aumenta oportunidades para inovação. Por isso, sempre falamos sobre o relacionamento universidade e empresa. Este relacionamento, não acontece apenas por pesquisas. Há, também, os serviços.
Cada instituição define que serviço quer prestar e eles podem ser em diferentes áreas. Além disso, algumas universidades prestam serviços para hospitais, por exemplo. Outras, na área da engenharia. E assim por diante.
Antes de mais nada, é importante entender que serviços tecnológico está ligado a laboratórios.
Qual o benefício do serviço tecnológico para minha empresa?
Em suma, os benefícios consistem em economia, rapidez e proximidade.
Há muitas empresas que precisam de serviços específicos. Porém, buscam laboratórios fora de ambientes de pesquisa, como universidades ou institutos.
A maioria desses laboratórios fica em cidades grandes. Dessa forma, o valor gasto para contratar esse serviço é alto. Isso porque, algumas vezes, é preciso enviar o material. Assim, há o valor pago ao laboratório mais o valor gasto com o transporte.
Todavia, há o problema do tempo. Quando você precisa enviar os materiais para outra cidade, pode ser que os resultados demorem mais.
Mas, universidades também prestam esses serviços. Ou seja, elas estão mais próximas, podem ser mais baratas. Além disso, pequenas empresas não querem projetos de pesquisa longos.
Por isso, não procuram a universidade. Assim, perdem essa parceria tão importante. Porém, essa relação pode existir com os serviços tecnológicos.
Importância dos serviço tecnológico
Uma das vantagens desse serviço na universidade é a alta qualidade. Em muitos casos, o serviço é feito por professores e alunos de pós-graduação. A qualidade está ligada a capacidade de conhecimento.
Contudo, os serviços tendem a ser mais baratos. Isso porque estão ligados à área de ensino. Ou seja, não é objetivo da instituição lucrar com a atividade do laboratório.
Com tudo isso, os serviços tendem a ser melhores. Mais qualidade, com possibilidade de menor preço. Ótimo, não?
Outra vantagem é a proximidade. Ou seja, você não precisa ir até grandes centros. Dessa forma, os custos continuam diminuindo. Sem contar a rapidez de resultados por conta disso.
Algumas empresas precisam de laboratórios autorizados pelo Inmetro. Mas, nem toda universidade possui a autorização. Vamos conversar sobre isso no próximo tópico.
Laboratórios certificados para serviços
“Mas minha empresa precisa de laboratório autorizado. E agora?”
Se esse for o caso, vou sugerir uma alternativa. Mande a maior parte das amostras para o laboratórios de universidades
Se alguma apresentar problemas, apenas ela vai para o laboratório particular. Assim, dá para reduzir ainda mais os custos. Bem melhor, não é?
Contudo, também há universidades com laboratórios autorizados. É preciso conhecer e pesquisar antes de decidir.
De acordo com pesquisas, serviços tecnológicos são uma vantagem competitiva. Principalmente para empresas exportadoras.
Que tipos de serviços tecnológicos existem?
Cada instituto ou universidade organiza sua forma de prestação de serviço. Isso depende da capacidade técnica ou dos professores. Aliás, também depende da infraestrutura dos laboratórios.
Então, cada instituição dita sua regra. Mas, de uma maneira em geral, podemos ter:
- Análises gerais;
- Laudos técnicos;
- Desenvolvimento de produtos que não envolvam pesquisa;
- Análises laboratoriais;
- Testes de qualidade;
- Avaliação de desempenho;
- Consultoria técnica.
Os serviços são pontuais. Por isso, o tempo de prestação de serviço é bem mais curto. Isso se comparado com o desenvolvimento da pesquisa.
Aliás, a empresa pode fazer um convênio com a universidade. Assim, é possível utilizar os serviços sempre que precisar. O que mantém a rotina dessa ação.
Como saber se o serviço que preciso é realizado?
Se a universidade não costuma divulgar, não se preocupe. Há um caminho que pode ser seguido. Comece pelo núcleo de inovação tecnológica. Abaixo estão os principais do Paraná:
Outra dica é a busca no Google. Busque pelo serviço e pesquise o nome da universidade. Portanto, se houver o serviço, a página do laboratório estará em destaque.
A interação com universidades é um caminho para a inovação!