Quando descobrimos o que é a prospecção queremos logo experimentar. Pesquisar, conhecer coisas novas, descobrir as tendências do mercado, entre outras coisas. Porém, será que a prospecção tecnológica vai ajudar o meu negócio?
Antes de começar um estudo de prospecção, é importante verificar se ela realmente vai influenciar no crescimento ou na expansão do seu negócio. Ou seja, é essencial que a prospecção esteja alinhada com o planejamento estratégico da sua empresa.
Vamos desvendar nesse post algumas vantagens dessas análises de inteligências, te contar quais benefícios ela pode trazer e, principalmente, quais objetivos ela pode te ajudar a alcançar.
O que é prospecção tecnológica?
Prospecção é um estudo, uma investigação. O conceito de prospecção envolve estudos de tecnologias objeto dessa investigação. Desta maneira, podem ser tanto novas tecnologias como também melhoramentos de tecnologias existentes.
Prospecção tecnológica: como fazer
A prospecção é feita por empresas ou institutos de pesquisa e pode ser realizada de várias formas. Pode, por exemplo, ser feita em bancos de patentes. Essas são conhecidas como prospecção tecnológica de patentes.
Também pode ser feita por bancos de artigos científicos, sendo assim conhecida como prospecção científica e tecnológica. Em ambas, é preciso utilizar de palavras-chave. Além disso, pode ser realizada por um grupo de especialistas de áreas diversas do conhecimento discutindo sobre o futuro de uma tecnologia específica.
Assim como existem diversas formas de fazer prospecção, também existem diversos objetivos que esses estudos podem alcançar.
Para verificar se a prospecção é um bom investimento para sua empresa, primeiro você precisa verificar o seu planejamento estratégico. Algumas metas estabelecidas podem ser alcançadas com o auxílio dos estudos de inteligência tecnológica. Vamos te dizer como.
Como a prospecção ajuda empresas
Estabelecemos metas para nossa empresa alcançar. Dentre as metas básicas de uma empresa podem estar:
- Aumentar o portfólio da empresa com novos produtos e/ou serviços;
- Investir em novas tecnologias;
- Depositar mais patentes;
- Mapear os concorrentes.
Sabia que a prospecção pode te ajudar a cumprir esses objetivos? Listando algumas palavras-chave relacionadas ao seu negócio, pode-se fazer um estudo em bancos de patentes, tanto nacional quanto internacional. Assim você consegue descobrir as tecnologias que foram depositadas como patentes mas ainda não foram para o mercado. Também é possível identificar as universidades, instituições de pesquisa e grupos de investigadores que estão estudando sobre um assunto que é interessante para você. Outra vantagem é que você pode mapear quais as novas tecnologias que seus concorrentes estão depositando patente, ou seja, investindo em P&D.
Se sua empresa tem o objetivo de aumentar o portfólio de produtos e/ou serviços, você pode fazer uma busca em bancos de artigos científicos. Assim você identifica quais grupos de pesquisa estão iniciando um estudo sobre uma tecnologia de seu interesse, mas que necessitam de um investimento privado para chegar ao mercado.
Viu como a prospecção tecnológica pode te ajudar? Se você conseguiu identificar um potencial para a prospecção na sua empresa, procure a Vlinder. Somos especialistas em prospecção tecnológica e podemos te ajudar a atingir as suas metas antes do previsto.