O Manual de Oslo define os tipos de inovação: produto, processo, marketing e organizacional. Essa definição é utilizada em todos os países que estão na OCDE e que atuam com políticas públicas para esse tema.
Classificar as inovações por tipos, ajuda no entendimento dos negócios. Principalmente quando falamos em editais de captação de recursos. É preciso explicar qual é o tipo de inovação que você pretende desenvolver.
Neste sentido, trouxe aqui os detalhes sobre cada um deles.
Inovação de produto
Vamos ao que diz o Manual, visto que ele é a base do nosso entendimento.
Uma inovação de produto é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos previstos. Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais.
Então, temos como inovação de produto, um produto em si. Ou ainda, um serviço. Ele deve ser novo no MUNDO, sim no mundo. E não é só um Google que vai dizer isso, mas sim as pesquisas em banco de patentes.
Além disso, pode ser um produto melhorado. Como? Pensa num carro! O carro que tínhamos na década de 1950 e os carros que temos hoje. Ainda continuam sendo carros, mas significativamente melhorado.
E não é melhoria de enfeitar com laço, ok? É uma melhoria que realmente representa uma inovação.
Voltando ao carro temos como exemplo, os motores flex.
Inovação de processo
Entre os tipos de inovação, esse é muito comum, mas difícil de identificar de forma rápida. Um produto sabemos o que é. Um serviço, temos a ideia. Mas e o tal do processo?
Diz o Manual:
Uma inovação de processo é a implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares
Desta forma, estamos falando de método. Assim, se você desenvolveu um processo para sintetizar uma molécula, por exemplo, é uma inovação de processo.
Ou ainda, se você melhorou uma técnica já existente para produzir um novo carro, também estamos falando de inovação de processo.
O protocolo de Machester é um exemplo de inovação de processo. Ele é uma classificação que permite analisar o grau de urgência de pacientes.
O uso desse esquema aumenta a eficiência do atendimento. Porque dá condições para um atendimento mais adequado.
E aqui tem um elemento chave, que é ainda muito despercebido pelas pessoas. A introdução de um software em uma empresa é uma inovação de processo. Porque você otimiza as rotinas da empresa que está recebendo esse sistema.
Assim, o elemento central para o entendimento da inovação de processo é: reduzir custos, otimizar mão de obra, reduzir tempo, produzir mais com menos.
Inovação de marketing
Uma outra inovação é a de marketing. Gosto muito dessa e ela é pouco lembrada como inovação, mas muito lembrada como algo legal que aconteceu.
Segundo o Manual:
Uma inovação de marketing é a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços.
Vou te mostrar um exemplo que vai ser bem fácil de entender. Você lembra dessa campanha?
A gente ficava procurando latinhas kkkk era bom! A campanha da Coca-Cola foi lançada em 2015 e mudou a forma como muito de nós consumimos esse produto. A campanha foi uma inovação de marketing.
E como estamos falando de inovação, é importante entender que não é só algo bacana, bem feito. Precisa, contudo, trazer mais vendas ou melhorar o desempenho.
Ou seja, está voltado ao impacto. Aquela ação que possibilita às empresas a se posicionarem melhor suas marcas. Enfim, algo que seja significativo.
Outro elemento importante é o design. Acima de tudo, o design em um produto pode ser um elemento inovador. Seja na embalagem, no formato. No aproveitamento de materiais. Em suma, algo que traga inovação para aquele produto.
Inovação Organizacional
Já vou deixar a dica do exemplo. Pensa num ambiente Google…
Isso é inovação organizacional!
Para o Manual:
Uma inovação organizacional é a implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas.
Não é complicado. Contudo, não é tão simples de a gente achar inovações organizacionais. De qualquer modo, gosto dos exemplos de ambientes de trabalho.
Aqueles que saem das salas fechadas para as áreas abertas, integradas. Eles promovem a interação. Isto é, permitem a troca de ideias. E aí, se produz mais e melhor.
Por isso, os coworkings são ambientes abertos. Porque se constatou que a inovação organizacional traz melhorias para os negócios.
Tipos de inovação integrados
Processos inovadores podem resultar em produtos inovadores. Portanto, uma solução representa tanto a inovação de produto, como de processo. Temos aí os tipos de inovação integrados.
No vídeo abaixo trago um exemplo do produto da Natura.
A princípio, a solução é um produto. Mas, temos aqui também outros tipos de inovação:
- Inovação de marketing – por ser uma embalagem sustentável, que reduz plástico e possibilita o consumo mais simples do produto;
- De processo – pelo fato da fábrica ter sido adaptada a novos processos inovadores que permitiram o desenvolvimento da embalagem.
Temos, então, um produto com solução inovadora de processo e de marketing também.
Eu gosto muito de ficar procurando inovações. Olhar, estudar as coisas para saber se elas realmente são inovadoras. Compartilhe comigo os exemplos que você enxerga de inovação de produto, processo, marketing e organizacional. Vou adorar saber.