Se você quer ter uma startup, sua empresa precisa resolver um problema. Isso é fato. Agora, se você não sabe ainda qual problema resolver, esse texto é para você.
Vou te ajudar com alguns caminhos para você encontrar o problema. Antes de mais nada, é interessante você escolher para qual segmento de cliente pretende ter uma solução.
Por exemplo, sua ideia é atender outras empresas? Ou sua intenção é trabalhar com o consumidor final? Você pode ainda querer atuar na área governamental. Escolha um público de atuação.
Ainda não temos a solução e estamos, apenas, em busca do problema. Escolhido o público de uma maneira em geral, passamos para a escolha da área. Você pode atuar nos setores de:
- Saúde
- Construção Civil
- Agronegócios
- Financeira
- Bem-estar
- Cidade Inteligente
- Mineração
Enfim, existem uma série de áreas. A primeira dica é: escolha aquela que te dará ânimo para acordar todos os dias. Afinal, será sua startup e eu quero que você se sinta muito bem com ela.
Unindo a área ao público para a startup
Agora, podemos fazer uma relação simples: conectar a área com o público. Por exemplo, unir empresas com agronegócio. Assim, nossa solução vai atender empresas deste setor.
Ou ainda, você pode atuar com consumidores na área financeira. Ainda é possível atender o governo com soluções para cidades inteligentes. Essa relação é importante.
Para experimentar, você pode fazer o jogo de ligar os pontos. Coloque os três segmentos: governo, consumidor final e empresas. Depois escolha as áreas que mais lhe interessam e ligue suas preferências.
Poderemos ter um conjunto de públicos e áreas bem interessantes. Não precisa escolher um único neste momento. Como estamos experimentando, não é preciso bater o martelo neste momento agora.
Entenda o mercado onde o problema está
O problema da sua startup está ali naquela relação área e público. Nós só ainda não olhamos para ele com clareza e é isso que vamos fazer. Mas, antes, verifique o potencial do mercado.
Ou seja, veja se aquele mercado está crescendo. Se tem potencial. Ou ainda se é um mercado que está em queda. Porque não adianta criar algo para um mercado estagnado. Você terá muito trabalho e pouco resultado.
Esse estudo do mercado é fundamental! Ele pode te ajudar, inclusive, com a decisão da escolha área e público. Escolhemos algumas relações, certo? Agora, entendendo o potencial de mercado, você consegue enxergar melhor qual escolher.
Depois de realizado o estudo de mercado, vamos para a escolha do problema
Qual problema sua startup resolve?
Para responder a essa pergunta é preciso entender a dor do CLIENTE. Sim, até coloquei em caixa alta para você se atentar. Ou seja, não vamos criar uma solução da nossa cabeça sem entender o problema do cliente.
E para conhecer esse problema é preciso entender o cliente. Quais suas necessidades? Para isso, recomendo ir à campo. Sim, converse com as pessoas. Entenda sua rotina de trabalho, suas dores, seu tempo…
Se você escolheu empresas, vá até elas! Muitas pessoas criam startups, apenas, com as suas percepções. Eu recomendo o contrário. Crie sua startup entendendo o que o seu cliente precisa.
Se a proposta é ter um viés de inovação, devemos olhar para o cliente. E fazer uma solução que seja capaz de atender realmente suas necessidades. E não aquilo que você acha que ele precisa. Aqui precisamos de CERTEZA.
Esse é o caminho para a startup de sucesso!!
Não há fórmula mágica. Já dizia o teórico Joseph Schumpeter: inovação é a capacidade de fazer novas combinações. Ou seja, a inovação está ligada a sua capacidade de olhar para coisas recorrentes e pensar em soluções.
Para surgir aquela famosa frase depois que você viu uma startup de sucesso: nossa como eu não tinha pensando isso?
É mais fácil encontrar o problema do que a solução
Tem startup que tem uma ideia e quer fazer determinada solução e, depois, tenta “encaixar o problema”. Eu tenho certeza que é mais fácil encontrar o problema para achar a solução após.
Isso porque quando tentamos “encaixar” o problema, o público pode não aceitar tão bem nossa solução. Porque a prioridade é a solução e não o problema.
Agora, quando o problema é o foco, o cliente até te ajuda com a solução. Já vi até investidor ajudar. Porque o problema é tão latente, que as pessoas vão sugerindo um formato ideal para a solução.
Nem toda empresa precisa resolver um problema, mas toda startup sim
A questão da resolução de problemas, na minha visão, não é para todas empresas. Um cinema, por exemplo, não precisa resolver um problema. Ele atende a entretenimento.
Uma padaria, salão de beleza, joalheria ou açougue. Empresas que chamamos de tradicionais não precisam resolver problemas. Nós precisamos delas porque temos necessidades específicas, que já foram identificadas e essas empresas existem.
Porém, uma startup tem o foco na inovação. Por isso, que toda startup precisa resolver um problema. Esta é a condição.
Vou chegar até aqui com um resumo importante. Pense primeiro no problema. Entenda. Aprenda. Saiba muito sobre ele. A solução, que sua startup vai trazer, será o resultado de todo esse aprendizado.