Podemos encontrar nas patentes uma infinidade de informação tecnológica que pode contribuir no desenvolvimento de soluções inovadoras

Temos muita prática na pesquisa acadêmica de buscar referências em artigos científicos. Analisamos, selecionamos e escrevemos o avanço da técnica em novos artigos, ou mesmo baseamos nossa pesquisa, a partir do que foi encontrado.

No que tange às empresas, a busca por informação tecnológica acontece de forma rotineira no Google. Assim, algumas empresas com equipes de P&D internas, até usam os artigos científicos também como base. Mas, será que os artigos científicos são a única fonte de informação tecnológica?

Banco de patentes são excelentes fontes de informação tecnológica

Podemos e devemos utilizar o banco de patentes para buscar informações tecnológicas. A base Espacenet, por exemplo, possui mais de 110 milhões de documentos. Já a base PatentScope, são outros 3,6 milhões. Em primeiro lugar, é preciso entender que é muita informação tecnológica que estamos perdendo por não utilizar as bases de patentes.

Alguns itens podemos localizar nesses documentos:

  • Avanço do estado da técnica de produtos ou processos;
  • Identificação de grupos de atuação em determinadas tecnologias;
  • Tendência tecnológica de concorrentes;
  • Redes de grupos de pesquisa;
  • Linhas de atuação de pesquisadores; entre outros.

Na base PatentInspiration é possível analisar conjunturas tecnológicas, como por exemplo, no mapa abaixo:

Fonte: PatentInspiration – pesquisa realizada em 14.05.2019

Fiz a pesquisa para identificar quais os países possuem mais patentes relacionadas a Inteligência Artificial. Em destaque no mapa, Estados Unidos com 2046 patentes e a China com 3217. No Brasil temos 21 patentes sobre IA.

O número pequeno do Brasil nos dá algumas dimensões. Primeiro, que há uma base enorme de dados sobre IA nessas mais de 5 patentes chinesas e estadunidenses. Segundo que o país ainda pode avançar muito, visto que as patentes atendem a critérios de territorialidade. Ou seja, existe muito a se avançar na principal tendência tecnológica que são as IAs.

Ainda é possível identificar os assuntos correlatos e as áreas em que os países estão atuando com IA, como no exemplo abaixo:


Fonte: PatentInspiration – pesquisa realizada em 14.05.2019

Cada uma das colmeias coloridas é uma ramificação distinta da IA, sendo que temos patentes nas áreas de Humanas, Operações e Transportes, Construção, Física, Eletricidade e Novas Tecnologias. Ainda é possível identificar quantas patentes temos em cada uma das colmeias.

Somente nesses dois exemplos temos um grupo enorme de possibilidades de estudos, seja para negócios, seja para a pesquisa.