Pensar o nome da empresa não envolve só o processo de criação, mas também, a sua disponibilidade para registro de marca
Quando temos uma ideia para a criação de uma empresa, várias coisas passam na nossa cabeça: Quem é o meu cliente? Como vou testar meu produto? Como saber quando meu produto estará pronto para o mercado? Preciso de investimento externo para minha empresa decolar?
São tantas coisas para estruturar e colocar em ordem antes de lançar seu produto ou serviço no mercado que, na grande maioria das vezes, esquecemos um detalhe que também é muito importante. Acima de tudo, o nome da empresa.
Se você não quer se preocupar tanto pensando em um nome, pode contratar uma agência de comunicação para fazer isso por você. Mas, existem certas coisas que você precisa se atentar antes de lançar sua marca no mercado.
O que há no mercado e
O registro no INPI não é obrigatório. Porém, é uma forma de garantir a proteção do nome escolhido por você para representar a sua empresa, seu produto ou seu serviço.
Além disso, o registro de marca permite que seu titular impeça terceiros de utilizar sua marca sem autorização. Neste sentido, não é nada raro encontrarmos por aí casos de empresas que consolidaram uma marca no mercado durante muito tempo. Contudo, sem o registro, foram obrigadas a parar de usar a marca, pois outra pessoa registrou primeiro.
Outros casos também estão em empresas que pensaram em um nome, investiram muito em marketing, placa, uniforme dos funcionários, crachás, embalagens, entre outros, mas no momento do registro, aquele nome pensado não estava mais disponível. Vai-se embora todo o tempo e dinheiro investido.
Por isso, na hora de pensar em que nome dar a sua empresa, é preciso considerar diversos fatores. Não só se o nome vai ter uma boa sonoridade ou se vai identificar perfeitamente seu produto.
Registro de marca consulta
Para não ter erro nos investimentos na sua empresa nascente e não ter nenhuma dor de cabeça tendo que interromper a utilização de uma marca anos após a sua escolha, a melhor forma é fazer uma busca de anterioridade logo no início.
A busca de anterioridade de marca serve para descobrir se o nome que você pensou para dar à sua empresa está disponível para uso e para registro.
Basicamente, se nenhuma outra empresa, ou pessoa física, tiver registrado aquele nome para o mesmo segmento que o da sua empresa, então você pode utilizar e registrar essa marca como sua.
Mas a busca de anterioridade de marca INPI não é tão simples assim. Ela é feita na base de marcas do Instituto. Desta maneira, esta base disponibiliza várias ferramentas para fazer a busca. Assim, com essas ferramentas, é possível jogar o nome pretendido na base, bem como variações desse nome, e verificar a disponibilidade.
Ainda, para ter certeza que o nome está disponível, é preciso fazer uma análise, mesmo de marcas semelhantes de outros segmentos, e concluir qual o risco que sua empresa possui de sofrer alguma negativa em relação ao uso da marca.
O ideal é, logo após a busca de anterioridade concluir que o nome está disponível, já seguir com o registro da marca. Assim você garante que aquele nome é só seu e pode ainda impedir terceiros de usá-lo.
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