Você já ouviu falar em Canvas de Projeto (ou Project model Canvas)? Pois bem. Ele pode te ajudar a desenhar a sua proposta para uma solução inovadora. E é muito importante para auxiliar na sua organização. 

Temos um caminho bem importante para ir da ideia até a inovação. Já que não é só porque tive uma ideia que ela é inovadora. Mas, podemos dizer que toda inovação partiu de uma boa ideia.

Inclusive, esse caminho é o que chamamos de processos para as atividades de inovação. O gerenciamento desses processos é o que chamamos de gestão da inovação. 

Dessa forma, o Canvas de Projeto pode te ajudar a desenhar a etapa inicial da solução a ser desenvolvida, testada ou validada. Vamos entender melhor sobre o assunto. 

Onde o canvas de projeto entra?

É muito importante, antes de tudo, que a gente lembre que não há fórmulas mágicas. Porém, há alguns passos que eu indico para que se desenhe uma proposta de solução inovadora. 

Vamos a eles de maneira rápida: 

  1. Defina como captar ideias. Uma dica é construir um banco de ideias;
  2. Selecione aquelas que merecem atenção;
  3. Modele as selecionadas. Pode ser com um Canvas de Projeto (guarde essa etapa. Logo voltaremos à ela);
  4. Analise a concorrência e entenda os diferenciais;
  5. Valide o problema e a solução;
  6. Comece o desenvolvimento com as etapas de um MVP;
  7. Faça uma análise de mercado;
  8. Faça a precificação e plano de marketing. E não esqueça de proteger a solução por meio da propriedade intelectual;

Olhando para um passo a passo, parece até simples, né? Porém, criar todo o processo, organizar as ferramentas e criar indicadores leva tempo e dedicação. É por conta disso que utilizar o Canvas de Projeto auxilia bastante na organização. 

Modelando a proposta com o canvas de projeto

Como eu mencionei acima, a etapa de modelagem pode ser feita com um Canvas. 

Portanto, o ponto chave é como podemos iniciar um projeto de uma solução que possa resultar em inovação. Dessa forma, podemos partir por alguns caminhos. Um deles é fazer o Business Model Canvas para modelar as oportunidades de negócio.

Com o modelo de negócio definido, precisamos iniciar o desenho do MVP, ou do teste a ser feito. Para isso, podemos usar o Canvas de Projeto

Projetos são desenhados a partir de metodologias bem consolidadas no mercado, como o PMBOK, por exemplo. Porém, desenhar ideias em cenário de incerteza é complexo. Ou seja, acaba sendo difícil construir algo nesse modelo. 

Por isso, o Canvas de Projeto pode ser uma solução simples e completa. 

José Finocchio Júnior, autor da proposta, fala que esse modelo é baseado na forma como nosso cérebro elabora os mapas mentais. 

“Um plano de projeto é, antes de mais nada, uma construção de hipóteses sobre um cenário futuro e desconhecido. Ele se torna consistente justamente pela integração entre os diversos conceitos que o compõem”.

Assim eu parto da estruturação por meio de algumas etapas:

  • Stakeholders
  • Premissas
  • Riscos
  • Restrições

O Canvas de Projeto contém 13 blocos onde os times vão responder: Por quê? O quê? Quem? Como? Quanto? Quando? 

O funil de inovação não pode parar

Para manter um funil de inovação ativo, precisamos ter projetos em portfólio. Assim, acreditem, essa etapa da ideia ao desenho da solução é muito complexa. Isso porque há uma grande tendência em se descartar a proposta porque a incerteza é grande. 

Dessa forma, precisamos de métodos mais ágeis. Eles vão nos ajudar a olhar de forma mais ampla para que, depois, passemos as etapas de validação. E o Canvas de Projeto é uma opção.

Eu recomendo esse tipo de modelo para as seguintes instituições:

  • Empresas que fazem programas de ideias com colaboradores;
  • Empresas que possuem relação com startups.
  • Quem quer iniciar uma proposta com ICT. 

Nosso grande objetivo na gestão da inovação é ter ferramentas simples que nos ajude a gerenciar o portfólio de soluções. Por isso, essa ferramenta é bem interessante.