O Business Model Canvas é uma ferramenta criada para modelar diferentes soluções. Uso muito para negócios e produtos porque ajuda o empreendedor a enxergar melhor o que é preciso fazer, como fazer e por onde começar e focar.

É uma ferramenta para ser usada logo após a ideia de um novo negócio ou produto. O Business Model Canvas traz clareza e visão ampla do objetivo. Além disso e, principalmente, nos auxilia na definição de uma proposta de valor clara, que fará com que o cliente consuma aquela solução.

Em cada programa de gestão da inovação que criamos por aqui, no nosso método com startups ou empresas tradicionais, o Canvas se mostra uma ferramenta importante e dinâmica. Ele é sempre o primeiro passo. Por isso, vou elencar três pontos de como podemos utilizá-lo.

1 – Na fase inicial da startup

Sabemos que os primeiros passos da startup devem ser o de validar o problema e sua solução. Antes de sair mandando as mensagens nos grupos de whatsapp perguntando se as pessoas comprariam ou não sua solução, faça o Business Model Canvas.

Será a primeira forma de modelar o negócio e entender o que se quer com ele. A validação deve começar a partir da proposta de valor. O cliente precisa enxergar os benefícios da sua solução. Só aí ele estará mais disposto à compra.

2 – Para novos produtos

Se você já tem uma empresa e quer iniciar os estudos de um novo produto, comece pelo Business Model Canvas. Isso evita desperdício de dinheiro! Assim, além de mostrar as possibilidades dessa nova solução, ficará claro o que será preciso validar de proposta de valor.

Também será possível compreender o tamanho de mercado e a estrutura necessária para viabilizar essa nova solução. Diante do Canvas, podemos direcionar as equipes de marketing, financeiro e desenvolvimento. Assim, cada time saberá o que precisa entender primeiro e implantar depois quando a nova solução for lançada.

3 – Business Model Canvas para reogarnizar negócios

Sabemos que negócios tradicionais começaram muitas vezes sem planejamento. E, em tempos turbulentos, sabemos que esse planejamento faz a diferença.

Por isso, se você já tem um negócio e sente que precisa se organizar, que já não está mais dando conta da rotina, faça o Business Model Canvas. Você vai conseguir definir prioridades.

Também vai conseguir estabelecer os principais pontos de conexão com o cliente, bem como organizar o que precisa ser feito e para quê. A dinâmica da modelagem de negócio vai te ajudar a se organizar. A saber como recomeçar.

***

Se você achou interessante essa premissa, deixo um modelo de Business Model Canvas para você baixar e utilizar.