Tenho usado com alguns clientes uma técnica bem bacana para estudar novos negócios sem ficar muito tempo desenvolvendo o tradicional Plano de Negócios. A proposta é fazer um documento que chamei de Canvas Detalhado.

O Canvas possui nove quadrantes que dão condições para visualizar um novo modelo de negócio. Aliás, considero sempre o Canvas o ponto de partida das startups e, ao mesmo tempo, o ponto de chegada.

Isso porque essa ferramenta permite dar um norte ao caminho que será percorrido. Assim, na minha visão, está tudo ali, toda a estratégia pode ser desenhada no Canvas e a startup pode ter grandes ganhos se usar essa ferramenta a seu favor.

Mas e o Canvas Detalhado?

Ah, sim vamos a ele. Tomando por base os nove quadrantes podemos criar um documento de detalhamento do negócio. Como eu disse, um mini plano de negócios.

O documento é descritivo e, sim, será preciso descrever cada um dos quadrantes. Devemos colocar títulos para cada um deles. Vamos lá!

1 – Segmento de clientes

No Canvas, de forma simplificada, a startup coloca quem são seus potenciais clientes.

No Canvas Detalhado, vamos usar o título Segmento de Clientes para descrever o mercado: tamanho, aspectos importantes e potencial. Lembrando que essa parte deve ser composta por números. Por isso, nunca se esqueça das fontes de pesquisa.

2 – Proposta de valor

No Canvas, essa é a alma do modelo de negócio. Qual valor esse negócio entrega para aquele determinado seguimento de clientes? É isso que precisa estar lá. Aqui, não é para dizer o que a empresa faz, mas o benefício que ela entrega.

No Canvas Detalhado, vamos descrever:

  • O que o cliente ganha com isso?
  • Qual a vantagem para ele?
  • E o benefício?
  • É importante?

Essa descrição pode ser simplificada, mas auxilia muito na proposta de tentar esmiuçar os diferenciais da solução. Ela será toda a base para o marketing.

3 – Canais

É aqui que começa a estratégia de marketing da startup. No Canvas, em Canais, descreve-se como o cliente vai conhecer o negócio e, também, (ponto que muita gente esquece) a logística para a entrega do produto.

Ou seja, como a proposta de valor será entregue ao cliente.

No Canvas Detalhado, podemos avançar na descrição de como alcançar os mercados pretendidos, bem como nas primeiras estratégias de atuação para as vendas. Também devemos descrever a logística de entrega do produto ou serviço. Uma vez que comprou, como vai receber?

4 – Relacionamento com clientes

No Canvas, esse é o local onde se insere as ações que são feitas com aqueles que já são nossos clientes. Ou seja, como manter o relacionamento?

No Canvas Detalhado, podemos explorar as estratégias de pós-vendas, fidelização e atendimento aos clientes. Se houver uma reclamação, a quem ele deve recorrer? O que fazer com que clientes voltem a comprar? Ele terá sempre acesso à minha marca?

5 – Fonte de receitas

Aqui está a monetização da startup. No Canvas, apresenta-se como a empresa vai ganhar dinheiro com aquele modelo de negócio. No Detalhado, precisamos ter um documento à parte.

Aqui será feita a primeira planilha financeira. Interessante que as projeções sejam para três anos. Quais receitas? Quantos produtos/serviços serão vendidos?

É muito importante ter o pé no chão. Por mais que estejamos sonhando com um negócio incrível, é muito difícil faturar pouco no primeiro ano e quadruplicar no segundo. Montar um cenário pessimista e otimista nas planilhas financeiras ajuda bastante.

6 – Recursos principais

No Canvas, coloca-se quais são os recursos necessários para que a startup atue. Não é necessário descrever todos, mas os principais. Inclusive, sempre e sempre devemos considerar os recursos humanos.

No Canvas Detalhado, partimos para a descrição da equipe. É possível colocar proposta de organograma e necessidades de time. Também precisamos descrever os demais recursos e destacar a importância deles no modelo de negócio.

7 – Atividades chaves

No Canvas, apresenta-se as principais atividades da startup. Qual é a atividade necessária para que se leve a proposta de valor ao cliente? É nesse momento e nesse local que colocamos o que a empresa fará ou faz.

Já no Canvas Detalhado, descrevemos as principais atividades do negócio, destacando os aspectos da tecnologia ou apresentando de fato o quão inovador é o produto/serviço.

Muita gente faz de qualquer jeito esse quadrante. Mas, na minha visão, ele é fundamental para que seja possível visualizar o potencial de inovação da startup.

8 – Parcerias 

No Canvas, coloca-se os principais parceiros do negócio e, também, os fornecedores.

No Detalhado, apresentamos quais os parceiros, como eles podem contribuir com o negócio e de que forma eles ganham nessa parceria. Não há parceria se os dois lados não ganham e isso vale para parceiro e fornecedor.

Ah, é muito importante não confundir parceiro com cliente. Cliente é cliente e parceiro é parceiro. Mesmo que você chame seu cliente de parceiro, nos Canvas essa distinção deve ser muito clara.

9 – Custos – aqui é onde o bicho pega!

No Canvas, coloca-se quais são os principais custos desse modelo de negócios. No Canvas Detalhado, voltamos a planilha financeira (podem fazer uma só, tá?).

Nessa planilha, vamos incluir quanto custa para fabricar um único produto, qual o custo para colocar esse modelo de negócio funcionando e qual é o custo para executar as primeiras estratégias de vendas.

É bom também que as projeções sejam para os primeiros três anos. Podemos ver aqui as necessidades de investimento e de que forma será preciso captar recursos.

Outro ponto importante a observar é que, se o custo aumenta muito em relação a produção, teremos na startup um problema de escalabilidade.

Ao fim da descrição, teremos um Canvas Detalhado. Isso auxiliará a startup a conversar com investidores, a ter mais clareza dos desafios do seu negócio e, com certeza, com mais segurança após o estudo realizado para a criação do documento. Por isso, estudar é sempre um ótimo caminho para startups.

Tem mais alguma dúvida em relação ao Canva? A Vlinder pode te ajudar! É só deixar uma comentário para nós ou entrar em contato!