Eu gosto bastante de carnaval. É um momento de festa, de dançar, se divertir… Gosto mesmo de ir para a rua e ficar vendo as fantasias. Tem de tudo! E sempre penso que no carnaval o brasileiro é tão criativo… e penso como podemos potencializar isso para a promoção da inovação?
Ambientes que estimulam a criatividade são alegres, coloridos e abertos. Muitos escritórios considerados “descolados” possuem esse perfil. E logo nos vêm a cabeça uma sala Google.
Domenico De Masi já dizia:
O único trabalho que não pode ser eliminado na sociedade do conhecimento é o trabalho criativo
Mas por que é preciso falar de criatividade quando falamos de inovação?
Primeiro, porque a criatividade é a capacidade de gerar ideias. Segundo porque a inovação é a capacidade de aplicar as boas ideias. E quando falamos sobre a capacidade de gerar ideias, ela está relacionada a três aspectos:
- Ambiente – ao local e o que ele estimula;
- Vivência – a experiência de vida da pessoa;
- Recursos – aqui no caso o financeiro (seja a escassez ou a abundância).
Esses três aspectos determinam a capacidade criativa. Assim, se quisermos estimular a capacidade de criação de nossos times devemos nos atentar a isso. Não será só colocar as pessoas em uma sala Google, é preciso criar vivências e experiências. Quando falamos da experiência de vida das pessoas, devemos ampliar a capacidade de acesso a cultura: música, teatro, dança, carnaval… Além de trabalhar a questão dos recursos.
Quem está na rotina do dia a dia não tem tempo para ser criativo. Essa rotina nos engole. Por isso, corporações podem ampliar a vivência de seus times não só colocando-os em salas Google.
O que posso fazer para estimular a criatividade?
Ano passado ministrei um curso numa grande empresa sobre Criatividade e Inovação. Montei uma brincadeira que chamei de Toró de Ideias. A empresa, por sua vez, organizou a dinâmica em uma sala específica, com tempo para que as pessoas pudessem se concentrar na vivência e ainda misturou a hierarquia. Tínhamos na sala desde a equipe de limpeza até os gerentes.
Foi uma experiência muito maravilhosa. No fim do Toró de Ideias cada um deu seu depoimento e pude ver (mesmo naqueles que estavam bem desconfortáveis no começo do treinamento) como brincar para estimular a criatividade pode modificar um ser humano. Todos saíram rindo e querendo ler, querendo compartilhar e querendo dar ideias.
Carnaval e inovação possuem, então, um elemento em comum. Ambos só acontecem estimulados pela criatividade.