Hoje vim aqui para te dizer que, não adianta só criar uma marca e registrá-la. Além disso, essa marca precisa ser forte!
A marca deve representar um negócio, produto ou um dos seus serviços. Até aí tudo bem, né?
Ela também precisa ser distintiva, ou seja, seu cliente deve conseguir diferenciar sua marca de outros produtos e serviços semelhantes ao seu. Ok, isso a gente também já sabe!
Mas o que eu quero te falar hoje é que, para que a sua marca consiga cumprir todas essas funções, ela precisa ser forte. Ela precisa ser única no mercado.
Quer saber como criar uma marca forte desde o principio? Então, vamos conversar sobre isso.
O que é marca?
A marca é um sinal que pode ser composto de palavras e imagens. Ela tem a função principal de distinguir produtos e serviços semelhantes frente ao consumidor.
Dessa forma, é a marca que diferencia produtos semelhantes na prateleira de um supermercado, por exemplo.
Na maioria dos casos, a marca é a primeira impressão que o consumidor tem do seu produto ou serviço. É ela que ele vai mencionar aos amigos quando tirar suas conclusões sobre o produto ou serviço. Principalmente, se ele não gostar.
Então, podemos dizer que a marca é a vitrine do seu negócio. É para ela que seu cliente vai olhar em primeiro lugar.
E, por isso, ela deve ser pensada com muito cuidado e carinho por você. Não pode ser só um nome qualquer. Deve ser um nome que realmente represente a primeira impressão que você quer que seu consumidor tenha do seu negócio.
O que é marca forte?
Uma marca forte cumpre todos os requisitos que qualquer marca deve cumprir. Ela representa o produto ou serviço a que está ligada, ela é distintiva das marcas concorrentes e ela causa um impacto no consumidor.
Mas, acima de tudo, ela é única!
Ela consegue entregar tudo o que precisa, representando a sua empresa da forma correta e, muitas vezes, representando o seu sonho de empreendedor.
Mas afinal, como criar essa marca forte tão maravilhosa?
Primeiramente, vamos entender o que é uma marca genérica.
Marca genérica
Uma marca genérica, como o nome já diz, é uma marca composta de símbolos simples, sem distintividade, sem um destaque.
Querendo ou não, nós somos muito influenciados por outras marcas. E, na hora de criar a nossa própria marca, acabamos escolhendo um nome muito comum àquele nicho, justamente por causa dessa influência.
Vamos usar como exemplo um pet shop. Pense em quantos pet shops você conhece que fazem algum trocadilho com as palavras “cão” e “gato”? Ou então com a palavra “animal”?
Fica pior quando paramos para lembrar de todos os pet shops que já vimos por aí que usam a imagem, mesmo que estilizada, de um cachorro e um gato na sua logo.
Mesmo que tenha relação com aquele negócio e aquela área de atuação, acaba ficando genérico, porque todos usam a mesma ideia sem acrescentar um diferencial.
Como transformar uma marca genérica em uma marca forte?
Sabemos que é difícil criar uma marca forte. Em alguns momento, parece que todos os nomes já foram pensados antes.
Mas calma, não se desespere. Vamos te dar algumas dicas para te ajudar a pensar em um nome único para o seu negócio.
Nome inventado
Uma alternativa que tem muita chance de sucesso é inventar um nome. Não dá para usar uma palavra qualquer que tem alguma relação com nosso negócio, pois, se essa palavra já existe, vai ficar genérico.
Não é tão difícil assim inventar um nome. Vamos pensar em algumas grandes marcas que possuem um nome inventado:
- Omo;
- Google;
- Lacta;
- Samsung.
Existem muitas outras marcas que inventaram um nome e o transformaram em uma marca de valor, reconhecida por seus consumidores e por todo o mundo.
Continuando o exemplo de pet shop, uma grande rede de pet shops aqui no Brasil usa um nome inventado, e sua origem é bem simples. A Cobasi é a maior pet shop do Brasil e sua marca surgiu de seu nome original, Comércio de Produtos Básicos e Industriais.
Ás vezes, o nome inventado que você tanto procura está bem aí, só esperando você enxergar.
Nome próprio
Outra tática bastante usada na criação de nomes é usar o nome ou sobrenome do próprio criador.
Vamos ver alguns exemplos de marcas assim para analisarmos:
- Nestlé;
- Prada;
- Colgate;
- Ferrari;
- Gillette.
Como exemplo local, podemos citar a construtora A.Yoshii Engenharia, que é, simplesmente, o nome de seu fundador, Atsushi Yoshii.
Se você não quer usar seu nome próprio na marca, não tem problema. Também existe a opção de usar um apelido.
É o caso da marca Adidas. Seu criador, Adolf Dassler, fez a junção de seu apelido, Adi, com as três primeiras letras de seu sobrenome, Das. E olha só, acabou criando uma baita marca né.
Outra marca que usa nome próprio é a Magu. Nós juntamos duas letras do sobrenome de cada uma de nós, o que formou esse nome lindo que a gente amou e se identificou.
Nome em língua estrangeira
Você também pode usar um nome em língua estrangeira para identificar sua marca. Mas é preciso ter atenção aqui.
O inglês já é muito usado em qualquer país. Então, uma dica é buscar outras línguas, mais diferentes.
Também não vá optar pelo óbvio e somente traduzir um nome genérico, que possui relação com seu negócio. Mesmo em outra língua é preciso ser original.
Um caso bacana é o do Carrefour. Esse nome significa encruzilhada em francês. E o nome da marca surgiu porque a primeira loja Carrefour ficava, justamente, em um cruzamento.
Um exemplo local para analisarmos é a marca da Vlinder. Vlinder significa borboleta em holandês. A borboleta tem muita relação com a proposta da marca, da empresa, está presente na logo, mas não é uma palavra que tem relação diretamente com o negócio.
Veja bem, a Vlinder não é uma empresa que comercializa ou tira fotos de borboletas. Se fosse, aí sim o Vlinder seria um nome considerado genérico.
Crie uma marca única!
Sabemos que não é fácil criar uma marca. Encontrar aquele nome diferente e único, que você se identifique e que, ao mesmo tempo, identifique o seu negócio.
Por isso mesmo existem vários profissionais que podem te ajudar com um serviço de naming e identidade visual. Esses profissionais entendem bem o caminho que você deve percorrer para alcançar a sua marca.
Mas atenção! Antes de fazer todo o investimento nas peças da sua identidade visual, como logo, fachada, papelaria, você precisa saber se o nome desejado está disponível para registro. Senão, todo o investimento vai para o ralo.
Por isso, se estiver criando a sua marca, pede para o seu designer conversar com a Magu. Nós queremos te ajudar a encontrar a sua marca perfeita.