Empreendedor precisa ter uma série de características, tais como resiliência, senso de desafio, liderança, visão de futuro e, principalmente, disciplina. Em uma empresa pequena, então, mais ainda, porque o empreendedor é aquele que faz tudo: compras, contas, pagamentos, atendimentos a clientes, vendas, planejamento, colaboradores, contadores, redes sociais etc. Tudo está na mão do empreendedor, você é o empreendedor-faz-tudo?

E como tudo fica sob sua responsabilidade, se não houver disciplina, a empresa vai se ver envolta a uma bola de neve e a rotina será somente apagar incêndio. A capacidade de disciplina do empreendedor está intimamente ligada a sua capacidade de execução. Quanto menos disciplina, menos execução e, assim, vice e versa.

O que posso fazer, então, para ter disciplina?

É preciso organizar, planejar, gerenciar e executar. Considero esses quatro pontos fundamentais. Vamos a eles.

1 – Organizar o tempo

A primeira coisa que o empreendedor-faz-tudo precisa organizar é sua gestão do tempo. A disciplina envolve gestão do tempo e atenção a ele. Saber o que vai fazer, quando e como é fundamental. Tenho lido bastante sobre produtividade no trabalho e o tanto de tempo que se perde quando ficamos com o celular o tempo todo ao lado apitando. Isso vale para o colaborador, mas principalmente, para o empreendedor.

Mas, um cliente mandou mensagem, preciso responder. Sim, claro e vai! Só que a gestão do tempo também envolve um horário para anteder mensagens, para estar em reuniões, para prospectar, para fazer o financeiro, para cuidar das redes sociais… É preciso ter disciplina, se quiser sair da bola de neve.

Rotinas de trabalho podem ajudar muito. Em que horário vou fazer tal coisa? Em qual período vou ficar com essa parte? Nesse horário não vou atender nada e ninguém. Se não organizar os horários e o que será feito, nunca teremos tempo para nada. O relógio sempre vai nos vencer. E, se assim for, estaremos comprometendo não só nossa empresa, mas também nossa saúde.

#dica – tenha uma agenda, seja em papel, seja no Trello, divida seu tempo e organize as tarefas que precisem ser feitas. Qual período você vai se dedicar a cada etapa do seu negócio? Fundamental você ver na sua agenda essa organização.

2 – Planejar o que precisa ser feito com metas

Ter metas não é só tarefa de colaborador ou vendedor. O empreendedor de pequena empresa também precisa ter metas. O que vou fazer esse mês para minha empresa? Estudar algo que não sei? Ampliar minha base de clientes? Prospectar mais clientes? Organizar os processos e as rotinas internas?

#dica – um plano de ação simples no modelo 5W2H pode ajudar muito nesse sentido para o empreendedor-faz-tudo. Ele pode ser organizado mensalmente ou semanalmente. O que preciso fazer (que seja estratégico para o meu negócio) e qual a meta que vou colocar para mim mesmo?

Devemos evitar no plano de ação as ações de rotina. Essas devem ir para a agenda. No plano de ação colocamos aquilo que queremos ver funcionando para o melhor desempenho da empresa. Eu gosto sempre de organizar esse plano em cinco áreas. Aprendi isso com o modelo de gestão da qualidade Cerne para incubadoras. São eles: Financeiro, Gestão, Mercado, Empreendedor e Tecnológico (se a empresa for de tecnologia). Uma ação estratégica para cada um desses eixos dará uma nova visão ao empreendedor-faz-tudo.

3 – Organizar

Organizar significa criar rotinas e modos padrão (os processos das empresas). Tudo nessa vida tem ou vira rotina. Porque no meu negócio não? Sua rotina terá início na sua agenda e a organização dos processos internos ao negócio vai contribuir não só para garantir um padrão seu às atividades, como também, será ótimo para treinar colaboradores.

Semana passada ouvi de uma empreendedora: Mas, Tati, se nossa empresa crescer como queremos, como vamos garantir que o atendimento será igual ao que fazemos? Não temos garantir totalmente essa transição do empreendedor-faz-tudo para o colaborador, mas a definição de processos internos permite um padrão. Você desenha o processo e o colaborador executa. Simples.

Só que desenhar processo dá trabalho e a disciplina para isso é fundamental. Que processo interno vou desenhar essa semana? Como emitir um boleto? Como atender um cliente? Os processos respondem “o como”. Como fazer determinada ação nessa empresa. É assim que as grandes empresas funcionam. Um CEO de uma multinacional não é faz-tudo, são os processos e os resultados que auxiliam na delegação de tarefas.

#dica – empreendedor-faz-tudo não tem tempo para parar e desenhar processo. Então, vamos criar esse tempo e ao menos desenhar um por semana? Pequenas empresas não possuem processos complexos, é possível se dedicar a esse desenho ao menos uma vez por semana. O que posso usar para isso? Papel, power point ou programas específicos. Tem até empresa júnior de Administração que faz esse trabalho. Enfim, nada de desculpas!

4 – Execute

Organizei e planejei, então, faça, conquiste a sua meta. Execução é a palavra de ondem para o empreendedor-faz-tudo. Eu vejo muito empreendedor trabalhando mais de 12 horas por dia, com uma capacidade de execução muito pequena. Ele está tão envolvido com a bola de neve e apagando os incêndios, que trabalha, trabalha, mas tem um resultado muito pequeno.

A disciplina permite a capacidade de execução. Pode ser que não dê o resultado esperado, daí, vamos sentar e reorganizar. Mas, tenho certeza que empreendedor que é empreendedor quando se propõe a executar algo, ele fará. Só precisa olhar um pouco e sair da bola de neve.

#dica – deixe suas metas sempre à vista. Mire e vá. Eu quero chegar lá, para isso vou fazer aquilo.

Quando sei que preciso da disciplina?

Disciplina é algo que o empreendedor-faz-tudo precisa o tempo todo. Não adianta fazer tudo bonitinho em uma semana e na outra ficar apagando incêndio… todos sabemos disso. Ninguém acorda: Nossa, que dia lindo para resolver um problema! Problemas cansam… e cansam a mente e tiram o entusiasmo do empreendedor. Problemas não desaparecem da noite para o dia, mas podem ser minimizados. Tenha disciplina para essas quatro palavras: organizar, planejar, gerenciar e executar. Já vi muita empresa dando resultado a partir dessas iniciativas.