Estudos de Inteligência Tecnológica auxiliam no mapeamento de tendências

Quando uma empresa está atuando no mercado há muito tempo, ela acaba caindo na rotina do dia-a-dia. Estratégia, produção, marketing e vendas. Se isso vai dando certo, continua-se apostando nessa rotina e se acostumando a ela.

É claro que, quando aparece um concorrente com uma inovação no mercado, o empresário pode acabar se perdendo, sem saber o que fazer para competir. Ou seja, pode-se perder o mercado que construiu por falta de estratégia e preparo para uma situação que podia ter sido prevista quando de seu planejamento.                

Mas como prever isso? As atualizações no mercado não são previstas por uma bola de cristal nem em leitura de mão. Elas são previstas por estudos de Inteligência Tecnológica e análises de conjuntura. E hoje nós vamos falar um pouco sobre isso, além de como esses estudos têm ajudado nossos clientes a enxergar novas possibilidades no mercado e em investimentos.

Para que serve um estudo de Inteligência Tecnológica?

Recentemente, dois clientes da Vlinder, os dois da indústria, nos procuraram com objetivos distintos. Em primeiro lugar, um deles queria ampliar seu portfólio de produtos, queria descobrir novas pesquisas que poderiam resultar em produtos interessantes para seu negócio. O outro queria conhecer novas tecnologias, já disponíveis no mercado, para trabalhar com resíduos da sua própria indústria de uma forma sustentável.

Para os dois clientes oferecemos o serviço de estudo de Inteligência Tecnológica. Com este estudo, baseado em busca em bancos de patente, em artigos científicos, pesquisa de mercado e, é claro, a expertise da equipe da Vlinder para analisar os resultados encontrados, foi possível dar as respostas que os dois clientes buscavam.

O cliente com o intuito de aumentar seu portifólio, descobriu que existe ótimas oportunidades de investimento em produtos no segmento, pois não foram encontradas muitas patentes, depositadas no Brasil, nesse ramo.

Assim, ele sabe que pode investir em novas pesquisas, inclusive fazer parcerias com universidades e instituto de pesquisa, para explorar melhor essas oportunidades. Essa indústria também descobriu algumas áreas especificas em que pode apostar mais alto, pois tem um potencial maior de entrar no mercado com sucesso.

O outro cliente, no entanto, que queria conhecer melhor as novas tecnologias que estavam disponíveis no mercado utilizando os resíduos de sua própria indústria, descobriu diversas empresas que já utilizam esses resíduos para fabricação de produtos bem diferentes.                

A empresa descobriu que, com os resíduos provenientes de sua indústria, que hoje são descartados, é possível produzir medicamentos, cosméticos, e um grande potencial para o mercado de biomateriais num futuro próximo, pois também foram descobertas diversas pesquisas recentes sobre o assunto.

O resultado que a empresa precisa

Os estudos de Inteligência Tecnológica servem para atender o propósito da empresa. Se a necessidade  for, por exemplo, de conhecer o que o concorrente está fazendo, no que ele está investindo; se for se atualizar quanto às pesquisas feitas por universidades da região, do Brasil ou do mundo, conhecer os grupos de pesquisa que estão desenvolvendo tecnologias interessantes para seu investimento; e muitos outros.

O estudo de Inteligência Tecnológica, neste aspecto, é ótimo para a Vlinder também. Isso porque, descobrimos novas pesquisas, empresas inovadoras e mercados em potencial. Todas essas descobertas são compartilhadas com o cliente. Primeiro porque, a adoramos ver a expressão de “nossa, não sabia que dava para descobrir isso” que eles fazem.                

Em outras palavras, Se você está com uma dor na sua empresa, mas não sabe como saná-la, talvez um estudo de Inteligência Tecnológica seja o que você precisa. Nos procure, que teremos prazer em partilhar novas descobertas com você.