Inovação Aberta, como bem conceituou Henry Chesbrough:
é o paradigma que supõe que as empresas podem e devem usar ideias externas da mesma forma que usam ideias internas e caminhos internos e externos para o mercado.
Significa que a empresa não precisa inovar sozinha, mas que para inovar, ela precisa saber gerenciar e combinar o que é interno e externo para a promoção da inovação.
A inovação aberta precede a proposta de uma boa gestão da inovação, caso não haja, a empresa vai se ver atolada num monte de ideias sem conseguir sair do lugar. Por vezes, alguns programas são criados, as ações são realizadas, mas de fato se vê pouco resultado.
Para a inovação aberta, gestão da inovação é o caminho
É preciso criar um caminho, ou seja, uma estratégia, que vai ser parte do que chamamos gestão da inovação. Todo pedaço de uma empresa ou de uma instituição precisa de uma gestão eficiente e, no que tange ao tema inovação, não é diferente.
A gestão da inovação, ou dos programas e ações de inovação, é um dos grandes desafios da Inovação Aberta. A possibilidade de inovar em conjunto (no ambiente interno e externo) abre um rol de ações que devem ser realizadas e controladas. Processos devem ser definidos e as áreas da empresa precisam estar integradas nessa perspectiva. Inovar não é algo isolado de um único departamento, por isso, o desafio da gestão da inovação é de toda empresa.
Ter boas ideias, captar boas ideias são fundamentais, mas sem uma atuação adequada, ótimas ideias serão perdidas ou cairão no esquecimento. Esforços grandes de captação de ideias serão jogados no rio se não tivermos os procedimentos adequados para pegarmos aquela ideia e lapidarmos. É um processo e em como toda a gestão eficiente, deve ser focada em resultados, em metas, em prazos e em pessoas.
Não bastam apenas ideias
É preciso criar um caminho , ou seja, uma estratégia, que vai ser parte do que chamamos gestão da inovação. Todo pedaço de uma empresa ou de uma instituição precisa de uma gestão eficiente e no que tange ao tema inovação, não é diferente.
A gestão da inovação, ou dos programas e ações de inovação, é um dos grandes desafios da Inovação Aberta. Ou seja, a possibilidade de inovar em conjunto (no ambiente interno e externo) abre um rol de ações que devem ser realizadas e controladas. Processos devem ser definidos e as áreas da empresa precisam estar integradas nessa perspectiva. Inovar não é algo isolado de um único departamento, por isso, o desafio da gestão da inovação é de toda empresa.
Ter boas ideias, captar boas ideias são fundamentais, mas sem uma atuação adequada, ótimas ideias serão perdidas ou cairão no esquecimento. Assim, esforços grandes de captação de ideias serão jogados no rio se não tivermos os procedimentos adequados para pegarmos aquela ideia e lapidarmos. É um processo e em como toda a gestão eficiente, deve ser focada em resultados, em metas, em prazos e em pessoas.