Tirar uma ideia do papel e transformá-la em uma startup não é nada fácil. Há uma percepção equivocada que você abre a porta de uma garagem desenha a ideia e num passe de mágica a empresa fatura milhões. contudo, não, não é simples assim.
Desenvolver a solução não é fácil, testar é complexo, validar também e vender é um exercício pleno de aprendizado. Mesmo quem começou numa garagem teve tempo e vivia em uma outra realidade. Sim, nossa realidade econômica importa, pois afeta a criação da empresa como um todo, desde a contratação da equipe, até a captação de investimento, receitas, formas de vendas etc.
O que organizar primeiro na startup?
Considero que o planejamento é fundamental para quem quer tirar a ideia do papel, mas tempo também o é. Não é possível levar uma startup como um bico, ou seja, ter apenas algumas horas do dia para cuidar do novo negócio.
Claro que pagar as contas no final do mês de fundamental, mas se você não acreditar que sua ideia vai dar certo, quem mais vai acreditar? Alguns empreendedores acham que investidores vão acreditar em ideias que ainda estão no papel, investir… e num passe de mágica novamente, tudo dará certo. Mesmo que a ideia receba dinheiro, sem tempo de dedicação, não teremos startup. Além disso, investidores investem em negócios e não em pro-labores.
A maior parte dos investidores brasileiros não investe em ideias, deixam essa ação para as aceleradoras. Em aceleradoras, o empreendedor terá que se dedicar, pois além de tirar a ideia do papel, é preciso participar das mentorias e treinamentos que ajudarão o negócio a crescer. Ou seja, se for só um bico, o empreendedor fará todos os cursos e terminará a aceleração com a ideia ainda no papel. Não haverá tempo para as duas coisas.
É preciso tempo e dedicação
Sabemos que um trabalho bem feito exige disponibilidade e atenção, para criar uma startup não é diferente. Por isso que lemos muito sobre empreendedores e suas empresas, mas quando se olha com mais calma, ainda temos um monte de ideias e não startups em si.
O tempo é essencial para qualquer negócio, é preciso apostar nisso! Entender esse aspecto é fundamental para quem quer empreender. Acompanho empreendedores que trabalham mais de 12 horas por dia, todos os dias da semana para verem suas empresas darem certo. Mesmo com investimento, é preciso muito trabalho. Aliás, acho que com investimento se tem mais trabalho, pois os investidores cobram resultados.
Não existe ter startup na fase inicial e dividir o tempo do empreendedor em outros trabalhos, infelizmente, não dará certo. Acredite na sua ideia, tire-a do papel o quanto antes, aposte na forma de monetização para que seja possível ter fôlego e continuar investindo. Não faça como bico, aposte no maior tempo de dedicação possível, para que o início seja de execução e não somente de ideação.