Por que sua  empresa decidiu inovar? Esse deveria ser o questionamento que conduz os primeiros passos da estratégia de inovação de qualquer organização. Mas nem sempre é assim. 

A inovação exige da empresa comprometimento. Tempo, recursos, gestão do risco, mudança de cultura. E por aí vai. E é justamente por isso que a organização deve ter uma visão bem clara de onde quer chegar. Primeiro entender o porquê. Depois definir o como. 

Uma empresa pode decidir inovar porque ela quer transformar o mercado no qual atua. Ou ela pode decidir inovar porque quer entrar em um novo mercado. Ela pode decidir que deseja ser referência em novas tecnologias. Ou ainda, que precisa transformar a forma como se relaciona com seus clientes. 

Os motivos para inovar são diversos. O importante é que a visão para inovação esteja clara. Se for uma visão ousada, a empresa sabe que a estratégia deve ser ousada. E que isso, consecutivamente, traz mais riscos e investimentos. Se for uma visão mais conservadora, os investimentos e riscos serão também. 

Definindo a visão!

Portanto, o trabalho com inovação começa com as lideranças. Quem tem poder para decidir a visão da empresa sobre algo? É esse o grupo que vai começar o processo de gestão da inovação. Primeiro a visão, depois a estratégia. 

Inclusive, existem  ações que são importantes nesse estágio. E que dão suporte no processo de decisão dessa liderança, mas a principal é:

  • Conceitualizar o que é inovação: é importante que todos estejam na mesma página. Existem algumas dúvidas sobre o que é inovação. O que é melhoria contínua. E todos entenderem o mesmo conceito é fundamental nesse processo decisório. 

A partir do que é inovação para sua empresa, a liderança já alinhada e vendo as oportunidades, pode definir a visão para a inovação. E agora que já se sabe onde e quer chegar, é hora de pensar em como percorrer esse caminho. 

Começa então o processo de construir e gerenciar a inovação. Definir estratégia, ações, recursos e indicadores. E sempre lembrar, não precisa dar um passo maior do que a perna. Antes uma ação pequena bem feita, do que um grande programa que não traz resultados. 

Então, é muito importante. Não se define o COMO sem entender o PORQUÊ.