Uma das premissas da inovação aberta são os relacionamentos para a promoção de soluções inovadoras. Entre eles, as parcerias com startups devem ser feitas. Isso porque essas empresas garantem soluções inovadoras, método ágil de teste e validação com clientes, bem como otimiza recursos humanos e financeiros.

Empresas de diferentes segmentos e portes estão cada vez mais procurando entender o universo das startups para inovar. Seja criando programas internos com equipes organizadas para operar como startups, seja abrindo chamadas ou oportunidades para esses novos negócios.

É certo que quem ainda não está nessa onda, está perdendo oportunidades. Por isso, trago nesse artigo alguns motivos para você refletir sobre o porquê podemos inovar com as startups.

Inserção de soluções inovadoras no processo produtivo

As soluções oferecidas por startups inovadoras, na maioria das vezes, trazem um ganho direto de produtividade. Por exemplo, se implantamos uma solução no agronegócio, podemos ampliar a produção. Caso a startup traga algo na área da saúde, pode-se atender melhor pacientes e otimizar recursos.

Passando pelo varejo, as soluções de startups podem trazer uma aproximação com o cliente, bem como dinamizar a organização de produtos. Em indústrias, de uma maneira em geral, as startups estão possibilitando novas soluções desde o RH até o chão de fábrica.

O certo é: não tenha medo de testar uma solução de startup. A equipe será enxuta, na fase inicial ainda inexperiente em negociação, mas as vantagens oferecidas por esse grupo de empresas farão a diferença na sua forma de produzir.

Startups têm muito a ensinar

Muito além das soluções inovadoras que as startups podem oferecer, está o método como elas se organizam. A premissa de testar e validar produtos e novas funcionalidades é um grande aprendizado para negócios tradicionais.

Assim, é possível organizar times internos para atuar como startups, ou definir projetos específicos que serão criado como startup. Além disso, mesmo que a empresa seja bem pequena, essa premissa de teste e validação da solução funciona muito bem.

Você pode achar que as startups inovadoras vão acabar com o seu negócio, ou se juntar a elas para crescer e inovar. A escolha é sua. Não feche as portas para quem está começando e se apresenta como startup. Pelo contrário, esses negócios nos ensinam todos os dias que equipes enxutas podem se tornar empresas mundiais.

Possibilidades de investimento em startups inovadoras

Agora, se a sua proposta é investir em um novo negócio, você já pensou em investir em uma startup ao invés de abrir aquela loja gourmet? Apesar de serem consideradas de risco alto, as startups possibilitam um investimento rentável.

Há uma série de critérios que podem ser adotados para minimizar os riscos do investimento, que não vou entrar nos detalhes aqui. Mas, quero ressaltar que as startups oferecem grandes possibilidades. Estão aí os grupos de investidores de todo o país que cada vez mais ampliam seus investimentos.

Se você quer entender mais as possibilidades de investir em startups, sugiro a busca por grupos de investidores anjos já consolidados. Assim, você conseguirá ingressar nesse meio com times que já têm experiência de atuação com esses negócios inovadores.

Há grandes oportunidades no universo das startups e não é à toa que muito se fala nesse assunto. Para quem tem a perspectiva de inovar, não pode deixar de lado as possibilidades que essas empresas oferecem.