Não é incomum que empresas se espelhem em outras para montar seus programas de inovação. No entanto, quando sua empresa decide inovar, ela precisa aceitar uma coisa bem importante. A receita que deu certo para o vizinho, pode não dar certo para você.

E na verdade, a troca de experiência é muito válida nesse sentido. Mas é fundamental entender que quando o assunto é inovação, as particularidades da empresa são a diferença entre sucesso e fracasso. 

Essa é uma questão muito importante, porque às vezes você vai querer replicar um programa que conhece. E que sabe que deu certo. Só que quando ele não dá resultados, ao invés de olhar para o programa, acaba desacreditando na capacidade da organização de inovar. Quando, na verdade, o problema pode ser a forma como está sendo conduzido o processo. 

Muitas ferramentas, nenhuma fórmula 

Existem muitas ferramentas que podem ajudar sua empresa a inovar. Conceitos e programas que fomentam a cultura inovadora. E que dão bons resultados, quando aplicados da maneira correta. Porque é aí que mora o segredo. 

Por exemplo, um banco de ideias é uma ferramenta de inovação. O conceito é simples: captar ideias de determinados grupos que podem ajudar a pensar inovação. Pode ser feito com colaboradores. Com clientes, fornecedores. Em empresas grandes e pequenas. No entanto, as regras do jogo precisam ser personalizadas. 

De que forma vai receber ideias? Que tipo de ideias vamos aceitar? Como vai funcionar o desenvolvimento dessas ideias? E por aí vai… Entenda seu público e sua cultura para conseguir traçar essas regras. Por isso nem sempre funciona trazer programas de inovação já formatados.  

Sistema de Gestão da Inovação 

Antes de tudo, um Sistema de Gestão da Inovação é algo que toda empresa pode construir. Ele é a ferramenta ideal para quem quer inovar. Na ISO 56002 você tem a base para isso. Mas não são as regras, é a base. As diretrizes. E em cima delas pode olhar para dentro e construir um sistema que esteja adequado à realidade da organização. 

E inclusive por isso que o primeiro passo recomendado é definir o que é inovação. Porque antes de tudo, você precisa saber o que está buscando. 

Fatores que influenciam os programas de inovação 

Existem alguns fatores da empresa que vão influenciar diretamente os programas e ações que ela vai fazer. São eles:

  • Cultura da empresa: para quem está começando, isso é um desafio! Empresas com uma cultura mais aberta terão mais facilidade para engajar seus colaboradores. As demais precisam construir passo a passo essa nova mentalidade!
  • Perfil da empresa: existem várias estratégias de inovação, algumas mais radicais, outras mais conservadoras. Assim, a empresa precisa levar em conta o perfil que tem na hora de definir programas e projetos. A chance de sucesso é maior. Além disso, ela não precisa mudar da água para o vinho. Começar a dar pequenos passos é a melhor estratégia para ir trabalhando essa transformação. 
  • Liderança: o perfil da liderança faz toda a diferença no caminho que a empresa toma na hora de inovar. Afinal, é ela que vai definir o “como?” e o “por que?”. Não adianta colocar na empresa um programa que a alta liderança não valide. É nesse momento que começam os obstáculos. Portanto, a liderança tem que construir esse processo. E disseminar para as equipes!

Afinal, como aproveitar cases de programas de inovação?

Se você soube de programas de inovação ou ações que achou interessantes. E que gostaria de realizar na sua empresa, reconstrua. Pegue esse modelo que você viu e faça uma análise detalhada dele, olhando para sua organização. 

Pense principalmente no público que vai participar dessa ação. Seu público (colaboradores, fornecedores etc), responderiam bem aos critérios? Responderiam as fases da forma como estão estruturadas? Eu tenho certeza que você vai precisar ajustar. 

Acima de tudo, trabalhar com inovação não é replicar uma receita de bolo. É criar novas receitas sempre. E isso exige um ciclo constante de avaliação. Sempre pensar na estratégia, aplicar ela e avaliar os resultados depois. Tanto em programas que deram certo. Quando naqueles que não estão dando retorno. Assim você vai descobrindo o que funciona. E potencializando suas chances de sucesso! Afinal, inovação não acontece do dia para noite. Se a empresa quer inovar, precisa ter disposição de construir.