O papel da liderança no Sistema de Inovação é fundamental. Inclusive, a ISO 56002 a põe no sistema como estratégica. Ela precisa:

  1. estar comprometida – permitir que o sistema de inovação seja prioridade;
  2. estabelecer recursos e infraestrutura para as ações – não é possível executar programas de inovação sem recursos, pessoas e infraestrutura;
  3. estabelecer a estratégia – não se deve atirar para todos os lados, mas sim, ter clareza de onde se quer chegar
  4. suportar as ações do sistema – estar disposto a deixar a equipe experimentar e fracassar. 

Não há como se fazer ações para a promoção da inovação em que a liderança da empresa não esteja de fato comprometida.

Aliás, a palavra correta não é nem “apoiar”. Mas “suportar”. No sentido de dar todo o suporte necessário e direção estratégica.

Mas como fazer isso no sistema de inovação?

Recentemente, um líder de uma grande multinacional me fez essa pergunta. “Como posso contribuir para que o sistema aconteça?”. Minha resposta foi rápida: priorizando esse sistema. 

Sabemos que tudo que envolve mudança é complicado. Inclusive dentro de uma grande empresa. Então, se a liderança define a inovação como prioridade, traz mais incentivo à equipe. 

Dessa forma, o time estará mais atento às atividades a serem desenvolvidas. Portanto, se a inovação não for prioridade, a rotina não vai permitir que as atividades aconteçam. Simples assim. 

Outro ponto é permitir e estar disposto a testar. A única certeza que temos é que inovação é incerteza. Assim, se quisermos ter todas as respostas antes de iniciar um projeto que pode resultar em inovação, desista. Não teremos isso na fase inicial. 

Dessa maneira, permitir que equipes testem soluções e novos modelos é papel fundamental da liderança. Principalmente para a promoção da gestão da inovação. 

Vamos entender melhor. 

Comprometimento

Quando falamos de comprometimento, falamos também de prioridade. Assim, é necessário que a liderança se comprometa. E também se organize para implantar o sistema de gestão da inovação na empresa.

Recursos e Infraestrutura 

Recursos envolvem dinheiro, espaço físico, equipe e capacitação. 

E não importa o valor. Mas é preciso que haja um budget específico para a gestão da inovação. Isso faz com que o sistema seja mais bem planejado e organizado. 

Além disso, é bom ter um espaço físico para a área de inovação. Claro, não precisa ser uma “sala Google”. Mas é necessário ser um espaço como uma sala interna ou até mesmo um local externo. Como é o exemplo do Hub Cocriagro, em Londrina. 

Recursos humanos também são fundamentais. Pois são eles que vão fazer o sistema rodar. E se ainda não houver conhecimento o suficiente? Investir em cursos e capacitações também entram como um recurso necessário. 

Estratégia

A estratégia é uma parte importantíssima e que a liderança deve prestar muita atenção. É por meio dela que se define público e qual o passo a passo para as ações serem realizadas. 

Aliás, a estratégia também deve contar com diretrizes. Por exemplo: objetivos, indicadores, processos e expectativa de resultados. 

Suporte

Por fim, é fundamental que a liderança ofereça suporte à sua equipe. Dessa maneira, ela poderá estar mais segura para experimentar, testar e até mesmo errar. 

Lembre-se: inovação sem testes não existe.

Um sistema de inovação sem prioridade não funciona!

Não há sistema de inovação sem a participação, comprometimento e atuação da liderança. Isso em diferentes pontos do processo. A atuação envolve ter como prioridade e permitir experimentos. Além, claro, de oferecer recursos necessários. 

A priorização envolve uma série de atividades. Desde capacitações até o próprio tempo. Por exemplo: existem muitas empresas tradicionais que dizem não terem tempo de pensar na gestão da inovação. Mas, essa “falta de tempo” acaba sendo sinônimo de falta de prioridade. 

Portanto, é preciso que a liderança diga à sua equipe que a inovação deve ser feita! E por que? Porque é esse sistema que garante a competitividade da empresa no mercado. 

Dessa maneira, se não houver prioridade ao instalar um sistema de inovação na sua empresa, ele não vai acontecer.