“Minha empresa é super inovadora”. É muito comum ouvirmos isso hoje em dia. Mas será mesmo? 

Empresa inovadora é aquela que lança produtos inovadores periodicamente. Ela trabalha a cultura da inovação e utiliza métodos ágeis. Pode possuir também projetos internos ou externos para a promoção da inovação. 

Ou seja: não é algo tão simples como alguns fazem parecer, certo? 

No artigo de hoje, vamos falar sobre como funcionam as empresas inovadoras. Além disso, vamos te mostrar como a sua empresa pode se tornar uma. 

Entendendo a inovação

Antes de tudo, vamos entender o que significa inovação. De acordo com a ISO 56000, inovação é: “entidade nova ou alterada que realiza e distribui valor”. 

A Lei de Inovação traz ainda um outro conceito. Ele é baseado no Manual de Oslo. Para ela, inovação é:

“introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho”

Assim, dentro dessa ideia, podemos dividir a inovação em dois conceitos: inovação radical e inovação disruptiva. A primeira é “uma inovação com alto grau de mudança”. Já a segunda, “aborda, inicialmente, necessidades menos exigentes, deslocando ofertas já estabelecidas”. 

Agora já entendemos um pouco sobre a inovação. Vamos entender sobre a importância dela no mercado. 

Por que ter uma empresa inovadora?

A palavra “inovação” não deve ser utilizada como moda. Mesmo que isso aconteça frequentemente. Até porque, empresas que não inovam deixam de ser competitivas. 

A ação de inovar está atrelada a resultados. Portanto, está ligada a otimização de tempo e custos. E também a melhoria de processos e, claro, aumento de lucros.

Dessa maneira, a inovação deve ser utilizada como estratégia de crescimento. E consequente sobrevivência das empresas. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), 08 a cada 10 empresas inovaram entre 2020 e 2021. Além disso, 80% das entrevistadas registraram ganhos. Tanto de produtividade quanto de competitividade e lucratividade com a inovação. 

E qualquer empresa, independente do tamanho, pode inovar. De startups a indústrias. 

Então, como ter uma empresa inovadora?

O primeiro passo para inovar é entender o que significa inovação. Assim, com base nessa compreensão, cria-se todo um sistema. 

Falando dessa forma, parece distante, né? Mas existe outra ISO que pode ajudar: a 56002. Ela traz uma série de diretrizes para montar o Sistema de Gestão da Inovação de uma empresa. 

Assim, essa ISO também traz princípios muito importantes. Dessa maneira, a empresa deve se atentar a eles. São: 

  • realização de valor;
  • líderes focados no futuro;
  • direção estratégica;
  • cultura;
  • exploração de insights (ideias);
  • gestão da incerteza;
  • adaptabilidade;
  • abordagem sistêmica.

Porém, apenas querer ser inovadora não basta. Vejo muitas empresas dizendo que querem inovar. Mas é preciso botar a mão na massa. Assim, é necessário organizar e oferecer uma estrutura para que isso aconteça. 

4 passos para tornar uma empresa inovadora na prática

Depois de tudo isso, ainda está confuso sobre como colocar em prática? Então eu trouxe mais quatro passos importantes para te ajudar. 

1. Pense a partir das partes interessadas

Esse é um passo que pode ajudar muito. Dessa forma, olhe para quem faz parte do seu ecossistema. Analise como você pode resolver problemas e desafios dessa relação.

Partes interessadas são clientes, fornecedores, colaboradores, entre outros.

2. Objetivos

Atenção: inovação é resultado! Dessa forma, fica mais fácil de pensar em um objetivo. Assim, pergunte-se qual resultado que você quer alcançar com as soluções inovadoras.

3. Crie os processos

Aqui entra a parte da estratégia em si. Ou seja: é preciso colocar os passos do processo no papel. Por exemplo: de que forma você vai se envolver com parceiros? Vai trabalhar com instituições de pesquisa? Com startups?

Quando entra uma ideia, de que forma você vai tratá-la? Assim, é aqui que o sistema de inovação vai ganhando forma.

Porém, lembre-se que inovar caminha lado a lado com adaptação e mudanças. Dessa maneira, o sistema de gestão deve estar sempre próximo para ser revisado.

4. Estrutura

Enfim, pense na estrutura. Ela vai desde ambientes físicos até recursos humanos. Os investimentos previstos também entram nessa parte.

Ah, e importante! Não dá para inovar se não há tempo para isso. Inovação não se faz como bico.

Light Bulb Ideas Creative Diagram Concept

Dica extra: a inovação deve ser prioridade!

Transformar uma empresa em inovadora envolve planejamento e comprometimento. 

Isso significa que é preciso engajar o time. Sem contar analisar os processos, pensar na estrutura e se envolver na gestão. E tudo requer prioridade. Então, não adianta querer uma empresa inovadora se “você não tem tempo” para isso. 

Portanto, para alcançar esse objetivo, é ideal colocar a inovação no topo da sua lista.

Quer ler mais sobre gestão da inovação? Então clique aqui.