Empresário, você já pensou em inovar como uma startup? Pois saiba que isso é possível. Nesse tipo de estratégia, os projetos de inovação são vistos, cada um, como uma startup. 

O objetivo é colocar a solução inovadora para rodar no mercado. Portanto, é construído o ciclo da ideia. Este se transforma no produto e, consequentemente, vai à comercialização.

Esses projetos recebem recursos específicos. Além disso, seus colaboradores são vistos como empreendedores. Assim, gera uma determinada autonomia para a criação e o processo do projeto. 

Quer entender mais sobre como fazer isso? O artigo de hoje é sobre esse assunto.

Mas qual é a diferença de inovar como uma startup?

A palavra-chave aqui é estímulo. Isso porque inovar como uma startup significa criar um ambiente de estímulo. Assim, o time gera um novo negócio. 

Dessa maneira, para adotar a dinâmica de uma startup, a empresa deve incentivar a realização de testagem e aprendizagem. Inclusive incluindo a possibilidade de errar. Ou seja, será criada uma célula para determinado projeto.

Mas atenção: lembre-se de que estamos falando de um projeto da empresa. Portanto, o mandato desse time é limitado. 

Person using tablet

Porém, inovar como startup é mais do que ter a simples vontade de inovar. Para isso, é fundamental que a empresa trabalhe com flexibilidade. Ou seja: ter uma abertura. Isso para que os colaboradores tenham autonomia é necessário. 

Sem contar que o colaborador também precisa dedicar tempo ao projeto.

Assim, se a liderança interferir nas etapas de maneira controladora não vai dar certo. Portanto, a dica é “desapegar”. Deixar os colaboradores atuarem e gerirem o projeto.

Além disso, é importante que se lembrem que, sendo uma startup, há possibilidade de errar. Mas, isso não é motivo acabar com o projeto. Já que será preciso tempo para errar, aprender e avançar. 

Qual o benefício de inovar como uma startup? 

Inovar como uma startup também significa criar jornadas mais simplificadas de desenvolvimento. Assim, é possível analisar, avaliar e corrigir erros mais rapidamente. 

Outro benefício é que ao adotar essa estratégia se promove inovações mais radicais. 

Inovação radical é uma inovação com alto grau de mudança. Pode ser ligada a uma empresa, sociedade ou instituição. Um bom exemplo é o celular, que gerou um grau de mudança enorme na sociedade.

A ISO 56000 diz que inovação radical está no oposto da inovação incremental. Elas trazem mudanças significativas tanto para produtos quanto para processos ou serviços. Nesse caso, um exemplo é o motor de carros flex. Eles mudaram a relação com os tipos de combustível. 

De maneira geral, programas de intraempreendedorismo costumam gerar inovações incrementais. 

Porém, se uma empresa busca inovações radicais, o ideal é estar aberta a experimentações. Sendo assim, inovar como startup pode permitir isso. Já que há um estímulo para que o time atue dessa forma.

Dois itens importantes

Existem duas questões importantes para alcançar o desejo de inovar como uma startup. E são eles: 

  1. Criar regras funcionais. Ou seja: planejar como as células serão constituídas e qual é a autonomia. Além disso, como será o acompanhamento, qual a estrutura e o investimento, entre outros.
  2. Capacitar as equipes. Elas precisam aprender a utilizar metodologias ágeis. 

Quem já criou uma startup do zero sabe que é um processo desafiador. Trabalhar da ideia à execução não é simples. Dessa forma, é exigido uma energia específica para cada fase.

Assim, para inovar como startup, é preciso um planejamento bem feito. Além disso, é necessário investimento de tempo e recursos. 

Então, não esqueça de que a inovação deve ser uma prioridade para que dê certo.