Para gerar soluções inovadoras, empresas precisam de apoio. Não só de colaboradores e projetos do governo. Mas também de universidades e institutos de pesquisa. Dessa forma, cada vez mais pesquisador se interessam em fazer parcerias com empresas.
Por muito tempo, o mundo da pesquisa não conversou com o mundo empresarial. Mas, ainda bem, que essa realidade vem se modificando.
Cada vez mais as empresas se interessam pelo mundo da pesquisa e vice-versa. Assim, ambos querem saber como gerar soluções inovadoras em conjunto. Compartilhando conhecimento, aprendendo sobre o mercado e contribuindo para novas soluções.
Essa parceria pode ser aplicada tanto em projetos de pesquisa em conjunto, quanto em prestação de serviços tecnológicos.
Por que o pesquisador precisa se relacionar com empresas?
Você pode estar se perguntando agora: “ok, Tati, mas por que eu faria isso? Por que eu me relacionaria com uma empresa?”.
Um dos motivos é que você pode aproveitar investimentos para avançar na pesquisa. Algumas das empresas que buscam essa parceria têm recursos. Mas não têm o conhecimento, que é onde você entra.
Assim, a empresa arca com uma parte dos custos ou insumos e a universidade envolve os pesquisadores e laboratórios. O que facilita e acelera a pesquisa. Chamamos isso de cooperação tecnológica.
Se a pesquisa resultar em uma propriedade intelectual, ela é compartilhada. Dessa forma, a transferência de tecnologia será exclusiva para aquela empresa, conforme prevê a Lei de Inovação.
Por outro lado, se seu grupo de pesquisa já tiver uma tecnologia pronta, também é possível realizar a transferência de tecnologia. Nesse caso, o pesquisador passa as informações de como produzir essa tecnologia. E ganha um percentual de royalties sobre o faturamento. Tanto você, quanto a universidade.
Mas como fazer isso?
Depois de entender a importância de se relacionar com empresas, precisamos saber o passo a passo. Então eu trouxe 4 dicas para ajudar.
1) Organize suas pesquisas como negócio
Para que um pesquisador converse com uma empresa, é necessário falar a linguagem empresarial. Ou seja, tornar essa conversa mais acessível e fácil. Para isso, eu indico o método de startups.
O primeiro passo seria montar um Canvas do grupo de pesquisa. Isso vai te ajudar a organizar as ideias e enxergar melhor as possibilidades.
Mas calma, não é necessário que um grupo de pesquisa vire uma empresa. Até porque, são realidades bem diferentes.
Porém, o modelo Canvas pode auxiliar a enxergar melhor como atuar com o setor produtivo. Com ele, será possível organizar o que oferecer na parceria.
2 – Identifique um nicho de atuação
Quem faz tudo não faz nada, certo? Por isso, a proposta é segmentar para pesquisar e conseguir as primeiras parcerias.
Para focar em um nicho de atuação, você pode responder algumas perguntas:
- Em quais projetos e para quais áreas o grupo de pesquisa pode atuar?
- Quais serviços podem ser prestados?
- Que tipo de empresa precisa disso?
Isso vai te ajudar a dar os primeiros passos.
3 – Pesquisador, converse com o NIT da sua instituição
A maior parte das instituições possuem NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica). Além disso, possuem uma política de inovação.
Por isso, é sempre bom conversar com esse time. São eles que vão ajudar nos trâmites burocráticos. Até mesmo vão dar dicas de como realizar esse relacionamento.
Buscar o NIT é uma das primeiras atitudes que devem ser tomadas. Inclusive, o contrário também é realidade.
Quando empresas buscam o relacionamento com universidades, também podem conversar com o NIT do local. Isso vai ajudá-las a compreender o ambiente e descobrir se há o projeto desejado na instituição.
4 – Entenda as possibilidades da interação universidade-empresa
As possibilidades para uma boa interação entre universidade e empresas são muitas. Projetos de cooperação tecnológica, criação de novas startups a partir dos grupos de pesquisa ou prestação de serviços tecnológicos são algumas delas.
Dessa maneira, para descobrir quais delas se encaixam na realidade de determinado pesquisador e parceria, é preciso seguir os três primeiros passos.
Relação de ganha-ganha
A parceria entre universidades e empresas é sempre uma relação de ganha-ganha. Mas, para isso, ambos os lados precisam entender a importância e as vantagens dessa parceria.
De um lado, a empresa terá a solução desejada para seu planejamento estratégico ou para novos negócios. Do outro, o pesquisador terá insumos ou recursos para desenvolver tal atividade.
Além disso, outra parte que pode ganhar muito com essa parceria é a própria sociedade.
Isso porque a universidade sempre tem um viés de atender e melhorar a sociedade. Assim, quando o conhecimento fica só em papers ou em banco de artigos científicos, esse projeto não chega a quem realmente precisa.
O desenvolvimento da sociedade pode ganhar muito com pesquisas, já que a demanda por inovação fora do meio acadêmico é enorme. Assim, o relacionamento com o setor produtivo é uma forma de abrir portas.
Por fim, essa parceria também pode gerar recursos para continuar investindo em pesquisa. O que traz ainda mais qualidade para as instituições e universidades.
É pesquisador e se interessou pelo assunto? A Vlinder pode te ajudar! Entre em contato conosco e nos siga nas redes sociais.