Quando você desenvolve a identidade visual da sua marca, espera que ela seja original e única. Assim, seus consumidores poderão identificar sua marca onde quer que a vejam.

E, um dos elementos que pode tornar a sua marca única é o logo. O elementos figurativo que compõem a sua marca deve ser único e remeter somente à sua empresa, produto ou serviço.

Por isso, na hora de desenvolver o logo, é muito importante se atentar a originalidade. Vamos entender melhor sobre isso nesse artigo.

O que é uma marca?

A marca, de acordo com a LPI, é um sinal distintivo, capaz de diferenciar produtos e serviços da mesma natureza.

Ou seja, a marca tem o objetivo de esclarecer os consumidores sobre a procedência do produto ou serviço que eles estão escolhendo.

Por exemplo, quando você vê produtos com embalagens e, principalmente, cores muito semelhantes, no mercado, isso te confunde? Já aconteceu de você levar um produto para casa achando que era de outra marca?

Se isso já te aconteceu, aquelas marcas não estão cumprindo seus objetivos. Ou seja, estão confundindo os consumidores daquele produto.

Por isso, é tão importante fazer uma boa pesquisa e análise de distintividade da sua marca antes de iniciar o processo de registro. Assim, você já inicia o processo com mais certeza de que sua marca é única.

Tipos de apresentação de marca

Quando você vai registrar sua marca, existem algumas opções de apresentá-la para registro. Você escolher entre elas, ou pode usar todos os tipos de apresentação para proteger a sua marca. Tudo depende de como você quer que os seus consumidores enxerguem a marca.

logomarca original
Fonte: Unsplash

Nominativa

A marca nominativa é exatamente o que o nome diz. Ela é composta somente do nome da marca, sem nenhum símbolo figurativo ou letras com design diferenciado.

Se você criou um nome super diferenciado para sua marca e deseja que ele grude na cabeça dos consumidores, essa é uma ótima opção para o seu registro.

Mas, atenção! Para que sua marca nominativa seja forte, nada de usar nomes simples ou comuns. Precisa ser um nome cheio de estilo e presença e que, ao mesmo tempo, reflita a mensagem que seu negócio quer passar.

Figurativa

Fonte: Unsplash

Este tipo de apresentação, assim como o primeiro, é exatamente o que o nome diz. As marcas figurativas são compostas apenas de figuras, sem nenhum nome associado.

Pode parecer mais fácil criar uma figura distinta e única do que criar um nome único. Mas, é preciso ter muita atenção quando criar essa figura.

Além dela ter que ser diferente, refletir o seu negócio e conquistar seu consumidor, ela precisa ser original.

Por isso, muito cuidado ao usar bancos de imagens gratuitas. Essas imagens podem ser usadas em algumas situações, mas não para criação da sua logomarca.

Isso, justamente, por ser um banco de imagens gratuitas. Todos podem usar. Assim, você não garante o direito exclusivo de uso daquela imagem, pois o autor dela já a disponibilizou para o público.

Então, caso você tenha usado uma imagem desse tipo na sua logo, ou esteja pensando em fazer isso, cuidado. Você pode encontrar outras logos por aí usando a mesma imagem e não poderá fazer nada sobre isso.

logomarca é original
Fonte: Magu

Mista

A marca mista é uma junção das duas primeiras formas de apresentação.

Nesse formato, são apresentados no registro tanto o nome quanto a figura a ser protegida como marca.

Tem um ponto interessante a se saber sobre essa forma de apresentação.

Mesmo que sua marca não tenha uma figura associada, o fato de o nome da marca ser apresentado em um design diferente, já a torna uma marca mista.

Um exemplo é o logo da Sony. É somente composta pela palavra “Sony”, mas esta está em um design especial e único. Por isso, ela é uma marca mista.

Neste tipo de apresentação, mesmo que seja a junção da figura com o nome da marca, não quer dizer que você não precisa se atentar à imagem usada. Para que sua marca seja única, não basta incluir o nome em uma imagem gratuita. O melhor a se fazer é criar a sua marca completa e só sua.

Fonte: Unsplash

Tridimensional

A marca tridimensional é uma forma de proteger o design diferenciado da marca do seu produto.

Se sua intenção é fazer com que seu consumidor reconheça e grave a sua marca por meio do design da embalagem, por exemplo, essa é a melhor opção para proteção da sua marca.

Exemplos dessa forma de apresentação são: o chocolate Toblerone, a garrafa da Coca-Cola, a embalagem do Yakult, entre outros.

Se você consegue visualizar a marca olhando apenas para aquela formato, essa marca é apresentada a você no formato tridimensional e conseguiu atingir seu objetivo. Ser única!

Minha marca pode ser apresentada em mais de uma forma?

Sim, você pode fazer o registro da sua marca em vários formatos. Tudo depende do seu objetivo.

A forma de apresentação mista é a mais comum para quem está iniciando seu negócio. Isso porque, primeiro, você quer que seu consumidor conheça sua marca completa. Sua logo e seu nome, num formato conjunto.

Depois disso, você pode registrar os formatos figurativo e nominativo, pois seu consumidor já estará reconhecendo sua marca somente pelo nome e pela figura, de forma dissociada.

Dessa forma, você tem uma proteção completa, tanto do conjunto, quanto dos elementos individuais.

Mas, sempre se lembre que, para sua marca ser única e ser reconhecida facilmente pelo consumidor, ela precisa ser forte. Tanto em conjunto, quanto com os elementos separados.

E, se a embalagem do seu produto tiver um formato diferenciado, que ajude a criar um vínculo entre sua marca e o consumidor, corre para registrar a apresentação tridimensional também.

logomarca original
Fonte: Unsplash

Como saber se minha logomarca é original?

Para ter certeza que sua logomarca é original, em primeiro lugar, não copie de nenhuma outra marca.

Quando vemos um design de marca alheia que gostamos muito, podemos ficar com aquela imagem na cabeça e, mesmo sem querer, acabar copiando algo.

Fuja disso! Não copie e não deixe se influenciar pelas marcas existentes.

Em segundo lugar, não use imagens de bancos de imagem gratuitos. Mesmo que essas imagens sejam disponibilizadas para uso comercial, ela não devem ser usadas em logos.

Isso porque qualquer pessoa pode usá-las, o autor da imagem concedeu a autorização para isso.

Assim, um terceiro pode usar a mesma imagem que você e colocar no logo, ou em uma propaganda qualquer. E isso pode confundir o seu consumidor, achando que aquele outro produto é seu ou que a propaganda é da sua marca.

Quando você registra uma marca espera garantir o uso exclusivo daquele sinal e poder impedir terceiros de usá-lo.

Mas, se você usa uma imagem gratuita, não terá o direito de uso exclusivo. E, também, não poderá impedir ninguém de usá-la. Isso porque a imagem está disponibilidade ao público. Ou seja, seu registro não adiantou de nada.

Criação!

A melhor forma de garantir que o logo seja original, é participar do processo criativo. Se você mesmo resolver criar o logo, faça esboços, desenhos originais, pense na imagem que você quer que sua marca reflita.

Da mesma, se você optar por contratar alguém para desenvolver o logo, exija que ela seja original, faça pesquisas, não deixe passar nada.

Sua marca deve ser original, ela deve ser a conexão entre você e seu consumidor. O público precisa se lembrar de você, seu produto ou serviço quando vir aquela imagem, nome, embalagem ou conjunto de elementos.

E, assim que desenvolver sua super marca, procure a Magu. Nós te ajudamos a proteger todos os elementos da melhor forma possível.