Apesar de ser um processo que envolve riscos, inovação é uma estratégia que requer muito planejamento. Empresas que entendem isso, fazem a gestão da inovação dentro da organização. E uma das ações essenciais nessa gestão é o uso de prospecção tecnológica

Prospecção, como a palavra sugere, diz respeito a buscar, localizar algo. Assim, prospecção tecnológica é a busca por informações tecnológicas relacionadas a algo.

Assim, pode ser feito pesquisando patentes. Pesquisando startups ou empresas. Analisando mercado. A aplicação da prospecção é diversa e por isso ela é uma estratégia tão importante. 

1 – Prospecção para novos mercados e negócios

A prospecção é uma das ações realizadas em um estudo de Inteligência Tecnológica. Por meio dele, empresas podem identificar tendências de mercado e oportunidades de negócio. E é por isso vinculamos à inovação.

Uma empresa que está querendo lançar um novo produto. Ou trazer inovação para dentro da organização. Pode identificar qual o melhor caminho através de um estudo de Inteligência Tecnológica, . 

Dessa forma, um estudo como esse consiste em pesquisar e analisar determinadas informações. Por pesquisa, estou falando em mais do que fazer uma pergunta ao Google. Usar banco de dados, patentes, artigos científicos etc. 

Além disso, a análise dos resultados da pesquisa também é fundamental. É importante analisar as informações. E fazer isso com foco na resposta que se procura. E claro, entendendo a conjuntura na qual tudo aquilo se insere.

No entanto, vale ressaltar que um estudo de Inteligência Tecnológica não vai trazer respostas. Ele vai indicar caminhos e oportunidades. E a empresa decide o que fazer com isso. 

Novos produtos

Patentes são títulos de propriedade temporária que o Estado cede para um inventor sobre sua invenção. São documentos que trazem informações sobre como determinadas tecnologias funcionam.

Dessa forma, por meio delas é possível fazer uma avaliação de trajetórias tecnológicas. Mas afinal, o que isso tem a ver com novos produtos? 

Uma empresa pode obter informações estratégicas através de uma prospecção em banco de patentes. E usá-las para desenvolver novas tecnologias. É como se ela consultasse um catálogo onde se conta como fazer determinadas coisas.

No entanto, ela não pode aplicar o processo contido na patente sem autorização do inventor. Mas ela pode usar daquelas informações para desenvolver o seu próprio processo. E, assim, dar o salto tecnológico.

2 – Prospecção para identificar parceiros

Outra forma de usar a prospecção é na identificação de parceiros. Por exemplo, suponha que uma empresa queira desenvolver um novo produto. Ou precisa de uma solução para algum problema.

E ainda, que sua equipe não tem a expertise necessária para resolver isso sozinha. Ou ainda, não tem a estrutura necessária para isso. Assim, uma prospecção tecnológica pode indicar parceiros. 

Desde a busca por startups, até identificar grupos de pesquisa. A prospecção pode ajudar a encontrar um parceiro para o desenvolvimento. Ou uma solução já pronta para aquele problema. Além disso, ela possibilita que a empresa encontre soluções diferentes para uma mesma questão.

Por exemplo, a empresa pode inicialmente querer uma solução pronta. Mas identificar pela prospecção um parceiro para desenvolver algo personalizado, o que pode ser mais interessante. 

3 – De olho na concorrência!

Além de tudo, a prospecção ajuda também a ficar de olho na concorrência. Através da identificação das tecnologias patenteadas, ou linhas de pesquisa, por meio de artigos científicos. Ou ainda, encontrar novos concorrentes que a empresa não tinha conhecimento.

Afinal, que empresa não quer esse tipo de informação?

Por fim, é importante ressaltar que prospecção tecnológica não consiste apenas em pesquisa. É necessário saber ler documentos como patentes. Conhecer bancos de dados e a forma de utilizá-los. E ainda, saber aplicar esses dados para que se tornem úteis à finalidade proposta.

Ela é um trabalho que começa com a pesquisa. Mas só se concretiza com a leitura assertiva dessas informações.