Inovação é um tema que tem chamado a atenção não só das empresas. Mas também dos profissionais. E por ser uma área que não está ligada a uma formação específica, pode atrair diferentes perfis. Um dos cargos que chamam a atenção de quem quer trabalhar com isso é o de head de inovação. E é sobre ele que vou falar hoje.

O que é um head de inovação?

A palavra head em inglês quer dizer “cabeça”. Acho que já dá para imaginar que cargo seria esse, não? É a “cabeça da inovação” na empresa. Ou seja, a pessoa que está a frente das atividades. Seria ela a responsável por organizar o sistema de gestão da inovação

Head, coordenador ou gerente? 

Antes de tudo, o nome dado a um determinado cargo varia de empresa para empresa. Assim, o head de inovação na empresa X, pode ser o gerente da inovação na empresa Y. Para quem tem interesse em atuar nessa área, é importante entender o contexto da vaga. E não apenas o nome.

Perfil do profissional

Ser curioso, gostar de aprender, ser aberto para experimentações. Acho que são algumas características importantes desse profissional. Além disso, precisa ser alguém que lide bem com os erros. Porque teremos bastante erros ao longo do caminho. Isso faz parte do processo de maturação para gestão da inovação.

É importante ser alguém resiliente. Que não se frustre com facilidade. Porque mesmo nas empresas nas quais a diretoria decide inovar, há resistência. Desde sobre como ou quanto investir. Até os entraves culturais. Que talvez seja a transformação mais difícil (mas totalmente possível).

Formação para inovação

Como eu disse, não há uma formação específica. Inclusive a multidisciplinaridade é uma característica muito forte em times de inovação. Mas é preciso ter conhecimentos em:

Por onde começar?

Pode não existir uma graduação específica para a área. Mas existem vários cursos dentro das temáticas relevantes para inovação. Há MBA, mestrados, doutorados e cursos profissionalizantes..

Eu diria que quem quer entrar na área, precisa começar por aí. É muito importante ter esses cursos, não pela formação em si, mas para entender melhor o setor. Considero que só a vivência empírica é insuficiente. Inovar não é apenas criatividade e risco. Existem ferramentas, conceitos e muito estudo por trás. 

Outro ponto importante são os eventos. A área da inovação é cheia de eventos de diferentes tipos. Hackathons, simpósios, startup weekends etc. Participar deles também é importante para entender a área. Para se atualizar. E claro, fazer contatos. 

Inovação é estratégia!

Antes de tudo, o head de inovação é um gestor de projetos. Normalmente, não é ele que vai idealizar as soluções. Nem é alguém que vive para motivar o time. É um profissional que precisa entender do negócio da empresa. E identificar ações para tornar esse negócio inovador. 

Ou ainda, trabalhar, por meio da inovação, a expansão do negócio. 

Vai pensar estratégias. Validá-las. Planejar e rodar programas e iniciativas. Gerenciar projetos inovadores. Fazer a gestão da equipe. Criar conexões e encontrar parceiros. Enfim, será o gestor do sistema de gestão da inovação da empresa. 

No entanto, vale lembrar que inovar não é uma receita de bolo. Ou seja, não adianta o profissional achar que só vai replicar algo. Cada empresa deve entender o que funciona para ela. Assim, faz parte do papel do head de inovação encontrar esse caminho. 
Quer uma dica?

Faça cursos e participe de eventos sobre inovação. Estude! Essa área requer muito conhecimento, em diferentes frentes. Não acredite naquele que diz que inovação é só ir lá e fazer. Nessa profissão precisamos unir a teoria com a prática. Então, o primeiro passo é conhecer e estudar. Boa sorte!