A gente sempre brinca que há alguns mitos sobre o empreendedorismo inovador que precisam ser vencidos. Ou ao menos, os empreendedores podem entender que são os mitos.

Assim, tenho certeza que teríamos equipes mais pé no chão. Não no sentido de que não se deve ter ideias inovadoras, mas sim no sentido de ter mais clareza sobre o papel do negócio.

Além disso, é importante para o empreendedor saber que nem tudo é tão simples quanto parece. Não basta estalar os dedos.

Então, vamos aos mitos!

1 – Quero empreender para ser o meu próprio patrão

Sem dúvida esse é o maior de todos. Eu acho até bonitinho esse sonho de que empreender não leva a ter patrão, ou um chefe. De fato, não há. Mas, por que não gostamos do patrão ou do chefe?

Por conta das ordens, da subordinação, de algumas características da pessoa… Enfim, há uma série de elementos e cada um tem sua lista de motivos prediletos. Agora, pensando no viés empreendedorismo, se não há patrão, há clientes e fornecedores.

E, gente, vamos combinar. Tem cliente que é pior que chefe. Tem fornecedor que… olha… complicado. Ah, e os colaboradores?

Sim, você deixa de ter patrão, mas passa a ser responsável por uma dinâmica muito maior. Algo que vai permitir felicidade e tristeza ao mesmo tempo.

Ter esse mito em mente é importante. Porque precisamos saber lidar com pessoas quando somos empreendedores. Esse é o elemento central e mais difícil de um negócio.

Por isso, você deve pensar além do: vou fazer o que quiser. A ideia é praticar o “como entender essa pessoa para poder melhorar meu negócio?”. Tá aí um desafio e tanto.

2 – Minha solução inovadora terá uma adesão imediata

Sua solução pode ter um grande potencial de inovação. Ela pode, realmente, trazer mais agilidade, diminuir custos e ser mais completa do que as que existem no mercado.

Mas, solução inovadora não é varinha de condão. Não basta dar uma mexida para que tudo vire um cenário lindo da Disney.

Para que sua solução inovadora tenha adesão, é preciso plano de vendas. Plano mesmo, não só abrir uma conta no insta.

Qual a sua ambição para o próximo ano? Como você vai conseguir realizar essa ambição. Precisamos pensar nas estratégias para avançar os negócios e não apenas em sonhar que tudo dará certo.

Aqui, para vencer esse mito é preciso muita execução, disciplina e validação de mercado. Só assim teremos de fato uma solução inovadora.

3 – Para abrir a startup, preciso de dinheiro

Todo mundo precisa de dinheiro. Eu também! Mas, pensando na startup que tem a solução inovadora me parece que é mais evidente. A pessoa teve a ideia e já quer o dinheiro do investidor.

Assim, o empreendedor não sabe ao certo qual o mercado, nem como fará a solução, muito menos para quê quer o dinheiro. Já cansei de conversar com pessoas que queriam dinheiro e quando eu perguntava para quê, vinha a resposta:

Ué, eu só consigo abrir o meu negócio, se tiver dinheiro.

Para toda empresa precisamos de investimento para iniciar. Toda! Nem que seja para fazer o site de uma forma mais simples, nem que seja para pagar o contador. No empreendedorismo inovador, não é diferente.

Então, para um negócio que é seu, você precisa investir. Usamos muito o modelo dos empreendedores dos EUA, mas deixamos essa característica de lado. O empreendedor norte-americano arrisca em empréstimos para abrir um negócio.

método para startup

O quanto você está disposto a investir no negócio que você acredita? O quanto está empenhado em buscar empréstimos para isso? Por que o investidor precisa colocar dinheiro, se nem você quer colocar?

O mito está no item que o dinheiro é a solução dos problemas. Não, não é. Ele é um elemento importante. Mas, de maneira alguma, deve ser o foco.

O foco de uma startup inovadora está na validação do mercado, no envolvimento da proposta de valor com o cliente. Se isso for organizado e adicionado ao item investimento mínimo inicial, será possível fazer um MVP monetizado.

Vendendo sua solução, você consegue dinheiro para fazer outra. E quando estivermos numa fase de avanço, aí sim, o investimento fará mais sentido.

4 – Quero empreender, para trabalhar menos

Esse é ótimo! Principalmente, no empreendedorismo inovador. Eu acho até engraçado. Eu mesma trabalho muito mais na minha empresa do que quando era funcionária. Porque quando você é funcionário, você tem hora para acabar.

Na empresa, se o cliente te manda uma mensagem tarde você não vai responder? Tem empreendedor que eu conheço que não responde. Mas, eu atendo. Porque meu cliente precisa ser bem atendido.

Acompanho startups há mais de 12 anos. Te garanto que as que tiveram sucesso foram as de empreendedores que suaram muito a camisa. E nada de horário para sair, nem finais de semana. O foco é muito trabalho.

A lenda do trabalhar menos fica para quem já venceu na vida do empreendedorismo inovador. Se você está começando, se organize, porque virá muito trabalho pela frente!

A vida empreendedora é muito bacana e eu gosto muito. Só acho que é menos glamorosa do que parece. Requer trabalho, foco, visão e estratégia. Envolve dar o máximo de si. Saber que há um outro, seja cliente, fornecedor ou colaborador.

Os empreendedores fazem a diferença nesse mundo. Certeza. Só é preciso desmitificar alguns pontos e ter mais pé no chão.

Agora, me diz aqui se tem algum mito que você conhece e acha interessante também. Vou adorar saber!