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Quando se tem a ideia de uma startup, antes de qualquer coisa, você precisa validar a ideia. Pense assim, mesmo que você tenha todo o dinheiro do mundo, não se deve colocar a ideia de negócio em prática sem a validação.

Isso pode ser para qualquer negócio, em diferentes áreas, ou mesmo ideias de novas soluções ou produtos para quem já tem um negócio. Por isso, sabendo que eu preciso validar ideias, agora vou ao como.

Desenhe a solução da startup para validar a ideia

O primeiro passo para validar a ideia é desenhar o que se quer propor como solução a um problema. Ou seja, antes de pensar em quais serviços essa startup vai oferecer, pense: qual problema estou identificando?

Depois, descreva: como minha solução vai resolver esse problema? E, por fim, quem tem esse problema. Aqui já teremos inicialmente uma proposta de solução e uma perspectiva de público consumidor.

Definido isso, vamos ver com as pessoas ou empresas se elas realmente têm esse problema e se faz sentido a solução que você pensou.

O que quero validar?

Antes de sair para verificar sobre o potencial da sua solução com possíveis clientes, defina o que você quer validar. Eu já indico a validação do problema. Se ele é real.

Sim, tem problema que é da cabeça do empreendedor. Que ainda não foi validado e não sabemos se realmente existe. Por isso, essa etapa é importante.

Outra dica é: como o cliente enxerga a solução daquele problema? Que tal entender a solução a partir do olhar do cliente?

E se, ao invés de dizer o que você pretende fazer, você escutasse como ele acha que esse problema poderia ser resolvido? É sério, há um ganho enorme nessa informação.

Defina outros critérios para validação, mas basicamente, nunca se esqueça do problema e da solução. Ah, claro, e se a pessoa pagaria por aquilo.

Esqueça formulários, converse com os interessados

Já é de praxe no ramo das startups que as validações de ideias sejam feitas via formulário. Apresenta-se um gráfico onde 90% dos que responderam disseram terem interesse em comprar o produto.

Ou, 75% das pessoas disseram que possuem determinado problema. Mas quando você pergunta, o universo de respondentes são 12 pessoas. Geralmente, aquele amigo que deu a força ao responder o formulário.

Validação de ideia não é ligada a quantidade, mas a qualidade. Pelo menos, é nisso que eu acredito!

Por isso, troque os formulários por conversar com possíveis clientes reais. Perguntas induzidas tendem a levar a respostas.

Aqui, na validação, não queremos confirmar o nosso posicionamento, queremos ouvir, aprender com o cliente, saber exatamente como essa dor o afeta e quais os benefícios que ele teria com a solução.

É uma ação mais de aprendizado do que impor um resultado. Por isso, não gosto da ideia dos formulários. Precisamos partir da premissa que nosso cliente é o caminho e será ele que vai nos ajudar a construir a solução.

Se você já parte da imposição, terá um negócio ao seu gosto, não ao gosto de quem vai comprar.

Além disso, hoje em dia não precisamos estar presencialmente com possíveis clientes. Nada que uma chamada online simples não resolva.

Apure os resultados

Depois de muito bem conversado, precisamos entender todos os aprendizados da validação. Como funciona, qual o melhor caminho, o que a maioria achou, o que não preciso fazer…

Há uma série de itens de precisamos analisar com calma. Depois de tudo organizado, já começo? Ainda não, agora vamos modelar o negócio e depois fazer o MVP.

Mas, isso é assunto para outro artigo. Depois me conta aqui nos comentários o que achou da proposta e se ainda tem dificuldade nesta ação.