Antes de explicar o que é hunter de oportunidades, queria falar como cheguei nessa proposta. Esse ano completa 10 anos que eu comecei a atuar como consultora/mentora e participante de negócios inovadores. Primeiro em comunicação, minha área de formação.
Depois fui aprendendo, estudando, vivenciando e passei a atuar com diferentes temas, tais como: inovação, gestão da inovação, novos negócios, startups, estratégias de negócio, planejamento, empreendedorismo, entre outros.
Muito estudo e experiência nesse linha me colocaram no caminho de ajudar empreendedores. Ter alguém para conversar, decidir em conjunto, trocar ideias, organizar ideias, planejar, traçar metas, ver novas perspectivas, enfim, fazer junto. É nessa perspectiva que eu atuo há 10 anos.
A solução de atuar em conjunto
Não tenho um rótulo porque minha formação é multidisciplinar e essa formação me deu a capacidade de transitar por diferentes áreas. Quando eu abri a Vlinder, minha proposta era atuar com gestão da inovação em empresas. Eu criei esse “produto”.
Mas nesses primeiros meses de empresa e, agora no começo do ano quando tudo começa a se organizar, me vi envolta a uma outra perspectiva: a proposta de construir novos negócios, trabalhar em conjunto em algo maior do que uma simples consultoria, ou seja, visualizar e trazer para as empresas novas oportunidades. Meus primeiros clientes são de empresas mais tradicionais, em que contam comigo para modelar a empresa, definir a estratégia, a meta, o planejamento, a proposta de valor, ou seja, como vou ser, para quem, como e quando posso avançar.
Minhas soluções envolvem conversas, puxões de orelha (faço muito), risadas e sempre, sempre, com resultado. Assim, recebi sempre um feedback positivo do trabalho que tenho feito nos últimos meses. Por isso, considero que atuar como hunter de oportunidades tem sido muito positivo.
Para quais tipos de empresas?
Em outra perspectiva, as startups também estão nessa modelagem de construção de negócios, de ter ferramentas e fazer em conjunto. Minha proposta vai na mesma linha, entendendo claro, que o viés da startup é diferente de uma empresa tradicional.
Ao certo que nessa nova perspectiva, me vi mais analisando e criando oportunidades em negócios. Neste sentido, e pensando na proposta da Vlinder, como uma borboleta que quer contribuir para alçar novos voos, resolvi adotar uma nova estratégia.
Qual o grau de maturidade do seu negócio? É novo, ou já existe? É startup ou tradicional? Tem um viés inovador? Quer inovar? Qual oportunidade você está perdendo ao fazer só o dia a dia? Para cada uma das respostas, a Vlinder terá uma proposta para contribuir, para construir em conjunto, para discutir, debater e comemorar o sucesso.
Nasce agora uma nova proposta: Vlinder – Estratégias, Negócios e inovação.