A maioria das empresas já entendeu que inovar é importante. Entretanto, muitas delas não sabem por onde começar. Assim, uma sugestão é buscar ajuda de uma consultoria de inovação.
Ela auxilia uma empresa a criar processos. Além disso, auxilia a ter ferramentas e planejar ações para a promoção da inovação.
A consultoria não vai inovar pela empresa. Isso cabe ao próprio negócio. Porém, com ela será feito um planejamento. Dessa maneira, será construída uma visão de como as atividades podem ser realizadas.
Por que uma consultoria de inovação pode ajudar uma empresa?
Quando falamos de atividades de inovação, precisamos ter um sistema de gerenciamento. Assim, trazer alguém de fora para auxiliar nessa montagem pode ser eficaz.
Ferramentas, boas práticas e novos olhares. Esses são alguns dos benefícios que uma consultoria pode trazer. Aliás, quando estamos dentro da rotina, tem coisas que são difíceis de enxergar.
Dessa maneira, o olhar de fora ajuda a empresa a criar processos internos. Até porque, a inovação é uma área que também precisa de organização. Como todas as outras dentro de uma empresa.
Assim, será possível entender o caminho. Além de entender quais as atividades devem ser realizadas. Tudo para chegar a soluções inovadoras.
A estruturação da consultoria de inovação
Inicialmente, a consultoria de inovação envolve uma parte de estruturação. Portanto, algumas etapas dessa fase, no meu trabalho, são:
- Fazer o diagnóstico da área de inovação.
- Definir o é inovação para a empresa.
- Identificar o contexto da organização.
- Análise partes interessadas.
- Identificar problemas.
- Priorizar os problemas.
- Definir visão e objetivos para inovação.
- Definir estratégia para inovação.
- Desenhar os processos.
- Montar o plano de Ação.
Após a organização dessas ações, iniciamos a operação de todo o sistema.
Porém, não existe receita de bolo. Então, durante uma consultoria é importante entender que não é apenas criar regras. Assim, a formatação é trabalhada de acordo com os desejos e objetivos da empresa.
Por que montar um Sistema de Gestão da Inovação?
O Sistema de Gestão da Inovação é uma maneira de orientar os processos. E montar esse sistema é um dos objetivos da consultoria de inovação.
A ISO 56002 explica que os processos podem ser organizados de acordo com os propósitos da empresa. Além disso, devem ser configurados para lidar com a incerteza.
É importante que a empresa consiga identificar resultados. E também desenvolver e medir efeitos das iniciativas.
Essa construção deve envolver a empresa como um todo. Da alta hierarquia da empresa até os colaboradores.
Portanto, é preciso montar um sistema de gestão da inovação de forma eficiente. Essa é a maneira correta de ver soluções nascendo para a melhoria da empresa. Afinal, trabalhar a promoção da inovação dentro da estrutura traz mais resultado.
É preciso, também, que esse sistema seja revisto com frequência. Inclusive, pode ser em conjunto com uma consultoria de inovação. Dessa maneira pode ser reformulado de tempos em tempos. De acordo com os novos objetivos e visões da empresa.
Essa é uma forma de manter a competitividade. Assim, é possível seguir colocando soluções novas no mercado. Além de melhorar resultados internos.
Com a estrutura do Sistema de Gestão da Inovação, o desenho está feito para iniciar a inovação da prática.