Tem muita gente fazendo melhoria contínua dizendo que é inovação. Os conceitos são diferentes, mas tem gente que confunde

Essa mistura tem relação com o conceito de inovação incremental. Que seria a inovação gerada a partir do melhoramento significativo de algo. Pode ser um processo ou um produto, por exemplo. 

Olhando assim, de forma superficial, algumas atividades podem parecer similares. No entanto, na prática, estamos falando de coisas diferentes. E aqui quero chamar a atenção para a palavra “significativo”, que pode ser o ponto chave dessa diferença. 

Quando tratamos de uma mudança significativa, estamos falando sobre alto impacto. Pense, por exemplo, em um celular. Lançar uma versão melhor não é inovação. Mas lançar uma versão onde a tela dobra no meio é. Alto impacto, entende?

ISO 56002 e os conceitos de inovação e melhoria

A ISO 56002, que dispõe sobre “Sistemas de Gestão da Inovação”, traz a relação entre melhoria e inovação. No item 4.2.3.1, ela descreve que a “melhoria resulta no desempenho aprimorado de um produto ou processo”. E que apesar de gerar valor e envolver mudança, assim como a inovação, eles são parcialmente sobrepostos. 

Dessa forma, a melhoria contínua traz a mudança sobre algo já existente, em que o estado original da “coisa” é mantido. É uma mudança que não atua sob a condição de incerteza. Então, voltando ao exemplo do celular, a inserção de uma câmera melhor, um sistema interno mais rápido ou mais armazenamento, não muda o estado original do celular. São melhorias, não inovações. 

Ou seja, uma inovação sempre tem um caráter de melhoria. No entanto, nem toda melhoria é uma inovação. 

Inovação e melhoria dentro da corporação 

Tanto para inovação, quanto para melhoria, o primeiro passo é a cultura. Trazer os conceitos para dentro de casa. E disseminá-los. Instigar as equipes a terem essa visão. E ao mesmo tendo, disponibilizar meios pelos quais a inovação e a melhoria podem acontecer. 

Quanto à inovação, além do trabalho de cultura, é importante a organização interna dos fluxos deste trabalho. Ou seja, como a corporação vai trabalhar as estratégias de inovação. A isso damos o nome de gestão da inovação

Enquanto isso, o trabalho de melhoria contínua começa com a avaliação das atividades da companhia. Pois apenas depois dessa avaliação, é possível identificar as oportunidades de aperfeiçoamento. 

Inovar ou melhorar, qual a melhor decisão?

Essas duas estratégias não são concorrentes, são complementares na estratégia. Principalmente das organizações que desejam se manter competitivas. Para as mais conservadoras, a melhoria contínua é algo presente. É uma obrigação. Mas nem sempre a inovação já é uma realidade. 

Assim, outro aspecto da diferença entre melhoria contínua e inovação é que a melhoria está mais presente do que a inovação. E isso fica ainda mais claro quando entendemos que elas não são a mesma coisa. 

Por fim, o sucesso das iniciativas de melhoria e de inovação dependem de cada empresa. Não há uma regra padrão para nenhuma das duas. Mas há muita estratégia e planejamento por trás. E claro, resultado, que é o objetivo final!