O gestor de uma empresa tem uma série de desafios pela frente. O bacana é pensar que não é preciso vencer todos sozinho. Engajar o time e montar um banco de ideias para pensar em conjunto um replanejamento para 2020 pode ajudar e muito!

Usamos o banco de ideia como ferramenta de gestão da inovação, pois podemos criar a partir do banco, tanto o engajamento de times, bem como pensar para além do que está na cabeça dos gestores.

Planeje a captação do banco de ideias

É interessante que antes de lançar o desafio para o banco de ideias, alguns processos estejam definidos.

  1. Como as pessoas vão poder submeter suas ideias? Um formulário do Google Docs pode ajudar muito nesses casos.
  2. Das ideias selecionadas, qual escolhemos? Para isso, é preciso ter critérios de seleção. Alguns exemplos são: é de rápida implementação? Vai promover a redução de custo?
  3. Após a seleção, como as ideias serão implantadas? É muito bacana organizar as ideias como projetos a serem implantados. Assim, as sugestões poderão contar com a participação do time.
  4. Mensure os resultados – crie os indicadores para avaliar quantas ideias recebemos, quantas foram implantadas e quantas trouxeram resultado.

Lance desafios específicos para o banco de ideia

Organizar desafios pode ser uma ótima alternativa para banco de ideias, pois assim, será possível dar foco ao que realmente se quer como melhoria. É possível fazer de duas formas:

  • Escolha um desafio de cada setor e abra o banco de ideias para que outros setores possam contribuir
  • Escolha um único desafio para todos os times. Por exemplo: Como vamos ampliar o processo de vendas depois da crise? Ou… Como vamos ajudar o cliente na recessão?

Após lançado o desafio, estabeleça um tempo para a submissão das ideias.

Podemos trabalhar em conjunto para formar o banco de ideias!

É muito comum quando há banco de ideias em empresas que não possuem a rotina de ouvir seus colaboradores, que muitos tenham receio de submeter a ideia. Podem pensar: se eu colocar algo ali vou ter mais trabalho? e se eu escrever algo que alguém não goste?

Por isso, é muito importante, que o banco de ideias no replanejamento de 2020 seja algo entendido como o coletivo. Todos juntos podemos pensar em como sair dessa crise que ninguém tinha previsto. Não podemos nos dar ao luxo de ignorar sugestões.

Banco de ideias devem virar ações

Após a seleção das ideias, é importante que elas se tornem ações. Ou seja, um planejamento adequado é o que vai permitir que cada iniciativa seja aproveitada. Importante lembrar que aqui não estamos falando propriamente da inovação, por isso, não foque apenas em banco de ideias inovadoras.

Esse é o momento de compartilhar. Desta forma, uma pequena sugestão pode fazer muita diferença nesses tempos que estamos nos organizando para vencer a crise.

Por isso, os times podem funcionar como uma motivação para sairmos de cabeça erguida. Envolva as pessoas! Se essa pequena dinâmica der certo, um primeiro passo para a gestão da inovação já terá sido dado.