Estou entoando um mantra em meio a essa tempestade de coronavírus: Vamos resolver as coisas só por hoje. Amanhã, que nem li num post de um amigo no Linkedin, é longo prazo. Nesse momento de coronavírus, gestão e liderança é o que precisamos. Serão esses dois fatores que podem contribuir e muito para que tudo passe com menos desespero.

Acompanhando amigos e empresas vejo que há pessoas esperando decisões. Um bom líder terá que fazer uma avaliação rápida da situação (não temos tempo…) e tomar uma decisão. Amanhã pode ser tarde.

Em outra medida, a gestão será essencial para os trabalhos a distância. Empresas que possuem processos na cabeça do executivo ou de determinado colaborador terão mais dificuldade. Para gerenciar times a distância, é preciso processo definido, atenção ao cronograma e muita disciplina.

Precisamos pensar nas pessoas

Agora não é hora de cobrar que todos entrem às 8hs da manhã no Skype. Mas sim, organizar o que cada um deve fazer e qual o prazo de entrega. Se uma tarefa precisar de mais de uma pessoa para resolver, é importante que cada um saiba seu momento de contribuir. Ferramentas como o Trello podem ajudar nessa dinâmica.

Se até agora tudo funcionou sem gestão, esse é o momento de mudar. Não podemos expor as pessoas! Mandá-las para casa é a melhor situação. Por isso, o líder terá um papel fundamental. Tanto para gerenciar tudo isso, bem como para continuar incentivando seus colaboradores.

Desespero deve durar 10 segundos

A cada nova notícia, a cada decreto, tudo muda. Está todo mundo perguntando como será esse impacto e outros tantos rezando mais que nunca. O fato é que ainda não sabemos, mas temos a certeza que não será nada fácil.

Recebi na semana passada uma mensagem de um cliente paralisando a consultoria e, consequentemente, o pagamento por ela. Sim, cada um a seu modo enquanto empreendedor, está com medo disso.

É aquela questão, sabemos que vai acontecer, mas quanto acontece, ficamos sem chão. 10 segundos é o máximo que temos para desespero. Temos que agir, como bem disse o Jeison Arenhart em seu blog da Qualidade.

Ter criatividade para lidar com a situação

Além da gestão das atividades para que tudo se mantenha com o mínimo de funcionamento, o desafio do líder é ter criatividade para lidar com situações inesperadas ou repentinas. Por favor, não ignore o que está acontecendo, não finja que nada mudou diante do seu colaborador.

A equipe espera um posicionamento e, dependendo o incentivo, pode se empenhar muito para contribuir. Gerenciar processos, times, tempo e recursos são o mote da vez. Lembrando que só por hoje precisamos atuar com o nosso melhor. Porque precisamos de gestão e liderança! Amanhã, será outro dia.