Meu ponto de partida nas atividades de gestão da inovação com startups tem sido a Modelagem de Negócios por meio do Canvas. Afinal, ele é uma ferramenta que permite tirar as ideias da cabeça, colocar no papel e fazer o primeiro esforço de planejamento do negócio.

Certamente, um Canvas não cabe só para startups. Afinal, já trabalhei ele com empresas tradicionais, instituições sem fins lucrativos, ou empresas de uma pessoa só.

A grande questão do Canvas é que ele te permite enxergar o modelo de negócio de uma forma objetiva e clara, praticamente desenhada.

O que é o Canvas?

O Canvas é uma ferramenta que foi criada por um grupo de designers e resultou no livro Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios.

Ele foi organizado por Alexander Osterwalder. Assim, deve ser usado sempre como um livro de consulta.

O livro não só ensina como fazer o Canvas, como também possui as estratégias para validá-lo.

canvas

Aliás, é sempre bom fazer um Canvas com alguém de fora do negócio. Dessa forma, é possível instigar perguntas e fazer a equipe pensar naquela modelagem.

Uma vez, quando saí de uma tarde de elaboração de um Canvas, a cliente me disse: estou com a cabeça fritando! E isso é uma coisa muito boa quando falamos em criação de estratégias.

Para quê serve o Canvas?

A proposta é essa mesmo: mostrar que um negócio é muito mais que de uma boa ideia. Ademais, tudo precisa estar alinhado em uma proposta de valor e o cliente precisa enxergar isso.

Escrevi sobre a proposta de valor em um outro momento. Porém, definir quem é o cliente do negócio também é uma etapa importante.

Os nove quadrantes que estão no Canvas devem nos causar entusiasmo ao ver o negócio nascer. Certamente você vai sentir um frio na barriga de ver o quão desafiador pode ser um novo negócio!

Os quadrantes são:

  • 1 – PROPOSTA DE VALOR
  • 2 – SEGMENTO DE CLIENTES
  • 3 – OS CANAIS
  • 4 – RELACIONAMENTO COM CLIENTES
  • 5 – ATIVIDADE-CHAVE
  • 6 – RECURSOS PRINCIPAIS
  • 7 – PARCERIAS PRINCIPAIS
  • 8 – FONTES DE RECEITA
  • 9 – ESTRUTURA DE CUSTOS

Por fim, o Canvas deve ser a premissa básica para as estratégias daquele negócio, além de ser uma ferramenta muito útil para tirar a ideia do papel.

“Quero fazer um plano de marketing, qual o primeiro passo?” Consulte-o. “Quero saber quem são os parceiros… Quero confirmar minha fonte de receitas.” Portanto, todas as respostas estão lá!

Ou seja, ele é o ponto de partida para as ações da empresa. Até que um dia ele evolua para um plano de negócios mais consistente.

Se tem uma ideia de um novo produto ou serviço ou se quiser confirmar um novo modelo de negócio, o primeiro passo a ser dado é com o Canvas.

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