Se você acompanha temáticas relacionadas à inovação, já deve ter encontrado o termo “mindset inovador”. Ele aparece quando pessoas e empresas querem falar sobre a mudança cultural que envolve inovar.
Primeiramente, eu acredito que um mindset inovador está ligado a mudança de mentalidade para tentar enxergar as coisas de forma diferente. Ou seja, não fazer só mais do mesmo com pequenas adaptações.
Mindset está ligado à mentalidade. Portanto, quando falamos nessa mudança, estamos dizendo que queremos mudar a forma de pensar. A inovação é um meio pelo qual a empresa pode alcançar os resultados que deseja. Mas ela não é o único meio.
Um dos grandes teóricos da inovação, Joseph Schumpeter, dizia que o empresário inovador é aquele que consegue olhar a mesma coisa de uma forma diferente. E ao meu ver é assim, a partir do olhar diferenciado para a necessidade ou problema, que buscamos a inovação. Ou seja, o caminho é:
- O problema/oportunidade;
- O olhar diferenciado para dentro e fora da organização;
- A solução inovadora como estratégia para atender ao problema/oportunidade!
Mudança de mindset e inovação aberta!
Outro elemento importante é quando ligamos inovação aberta à questão da mudança do mindset. Na inovação fechada, a empresa via um problema, desenvolvia a solução e colocava no mercado.
A grande mudança de mindset que precisamos para a inovação aberta é: eu sei o problema, mas não sei como resolver esse problema. A partir dessa percepção, vou buscar soluções fora do meu espaço comum. É nesse momento que entra o funil de inovação e os sistemas de gestão da inovação.
Eu preciso ter um grande fluxo de ideias para solucionar os problemas. No entanto, essa mudança ainda é muito distante de muitas empresas. Até mesmo das que possuem programas e times de inovação. Há algo preso na mesma mentalidade antiga.
A mudança de mindset pode gerar inovação!
Existe mudança de mentalidade para olhar as coisas de forma diferente. E isso não é inovação em si. No entanto, essa mudança pode ser a porta para a empresa inovar!
Para uma empresa, fazer mais do mesmo significa ser menos competitivo. Assim, esse olhar permite que o empreendedor tente enxergar sua própria realidade de outra forma. Isso é muito importante. E também é bem difícil no mundo dos negócios. Principalmente para as empresas mais tradicionais.
“Se sempre funcionou assim, por que eu pensaria diferente?”
Mudança de cultura na empresa
Mudar a mentalidade de um grupo e desenvolver uma nova cultura na empresa é um trabalho lento. E por vezes, frustrante. É importante aceitar que nem todos vão aderir à mudança. Assim, focar os esforços naqueles que têm disposição de abraçar a causa. Toda equipe tem pessoas mais curiosas. E são essas pessoas que podem ser disseminadores de uma cultura mais aberta.
Recentemente, a Mckinsey & Co lançou um estudo que dizia: Quantas pessoas são necessárias para a transformação? E o estudo trazia o número de 7%
“Embora 7% possa parecer um número pequeno, em muitas organizações isso se traduz em centenas de funcionários totalmente engajados na transformação da empresa. Sete por cento também é uma barreira mais alta do que pode parecer: nossa pesquisa descobriu que a empresa média envolve apenas 2% de seus funcionários como proprietários de iniciativas em uma transformação.”
Por fim, se a empresa quer que a mudança de mindset leve à inovação, ela precisa aceitar que não tem respostas para tudo. E que não há certeza em tudo. Afinal, a grande questão da inovação, principalmente, é experimentar. Se a empresa está disposta a tentar, as chances de inovar aumentam.